CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO
CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO
Sandra Alves de Oliveira
Kaline Moura dos Santos
Sidinéia Chagas Silva
Robson Aldrin Lima Mattos
Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
04/02/2021
208-224
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Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa que analisou as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio de uma instituição da rede estadual do município de Candiba, estado da Bahia. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram: observações no espaço educativo que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina, narrativas escritas e o diário de campo das pesquisadoras construído a partir da observação e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto, compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Esta pesquisa é de extrema importância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes à geometria no percurso formativo de jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significativa que tanto ansiamos e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender a matemática presente nas práticas cotidianas.
Ler mais...Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Geometria. Processo de ensino-aprendizagem.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
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