CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Code: 201202610
Downloads
23
Views
218
Compartilhe
Título

CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Autores:
  • Sandra Alves de Oliveira

  • Kaline Moura dos Santos

  • Sidinéia Chagas Silva

  • Robson Aldrin Lima Mattos

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202610
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    208-224

    Capítulo

    13

    Resumo

    Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa que analisou as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio de uma instituição da rede estadual do município de Candiba, estado da Bahia. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram: observações no espaço educativo que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina, narrativas escritas e o diário de campo das pesquisadoras construído a partir da observação e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto, compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Esta pesquisa é de extrema importância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes à geometria no percurso formativo de jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significativa que tanto ansiamos e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender a matemática presente nas práticas cotidianas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Geometria. Processo de ensino-aprendizagem.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.