CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO
Sandra Alves de Oliveira
Oliveira, Sandra Alves de
Kaline Moura dos Santos
Santos, Kaline Moura dos
Sidinéia Chagas Silva
Silva, Sidinéia Chagas
Robson Aldrin Lima Mattos
Mattos, Robson Aldrin Lima
Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
04/02/2021
208-224
13
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa que analisou as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio de uma instituição da rede estadual do município de Candiba, estado da Bahia. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram: observações no espaço educativo que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina, narrativas escritas e o diário de campo das pesquisadoras construído a partir da observação e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto, compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Esta pesquisa é de extrema importância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes à geometria no percurso formativo de jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significativa que tanto ansiamos e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender a matemática presente nas práticas cotidianas.
Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Geometria. Processo de ensino-aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.