CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Code: 201202610
22
10
Título

CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Sandra Alves de Oliveira

    Oliveira, Sandra Alves de

  • Kaline Moura dos Santos

    Santos, Kaline Moura dos

  • Sidinéia Chagas Silva

    Silva, Sidinéia Chagas

  • Robson Aldrin Lima Mattos

    Mattos, Robson Aldrin Lima

  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

    Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira

DOI
10.37885/201202610
Publicado em

04/02/2021

Páginas

208-224

Capítulo

13

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa que analisou as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio de uma instituição da rede estadual do município de Candiba, estado da Bahia. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram: observações no espaço educativo que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina, narrativas escritas e o diário de campo das pesquisadoras construído a partir da observação e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto, compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Esta pesquisa é de extrema importância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes à geometria no percurso formativo de jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significativa que tanto ansiamos e promove a socialização, o senso crítico e o prazer em aprender a matemática presente nas práticas cotidianas.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Geometria. Processo de ensino-aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.