CONTRIBUIÇÕES PARA O (RE)CONHECIMENTO DE DESCONFORTOS PRESENTES NO PROCESSO DE APRENDIZADO MUSICAL: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Code: 240115575
12
0
Título

CONTRIBUIÇÕES PARA O (RE)CONHECIMENTO DE DESCONFORTOS PRESENTES NO PROCESSO DE APRENDIZADO MUSICAL: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autor(a):
  • Scheilla Regina Glaser

    Glaser, S. R.

DOI
10.37885/240115575
Publicado em

01/03/2024

Páginas

72-91

Capítulo

5

Resumo

Nas relações emocionais que se estabelecem entre o estudante de música e sua prática diária, sua família e amigos, o ambiente da escola de música que frequenta, seu professor, e as práticas competitivas estabelecidas pela tradição do ensino musical, desconfortos que afetem a relação dele com seu fazer musical, incluindo sua performance, podem surgir. A pesquisa Desatando nós: estudo a respeito de desconfortos gerados no processo de aprendizado performático-pianístico (GLASER, 2020) teve por objetivo principal conhecer alguns desses desconfortos sob o ponto de vista do estudante. Este artigo apresenta revisão bibliográfica desenvolvida no estudo e aborda, dentre outros, Gainza (1988), Osborne e Kenny (2008), Kenny (2011), Nogaj e Ossowski (2017) e Papageorgi e Kopiez (2018).

Palavras-chave

Estudo do piano, Psicopedagogia musical, Performance musical.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.