CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DAS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA PARA O SUS

Code: 210705382
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Título

CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DAS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA PARA O SUS

Autores(as):
  • Luciana Fioroni

    Fioroni, Luciana

  • Leny Meire Correa Molinari Carrasco

    Carrasco, Leny Meire Correa Molinari

DOI
10.37885/210705382
Publicado em

01/12/2022

Páginas

61-76

Capítulo

4

Resumo

O curso de especialização em Preceptoria para o SUS foi ofertado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas no Tocantins sendo disponibilizado aos preceptores que atuam nas residências sob responsabilidade desta instituição e que tem como principal característica ter como cenário de prática o Sistema Único de Saúde. Durante todo o processo da especialização até agora pude observar que o conhecimento desenvolvido tem como característica estar sempre sendo construído e em constante reflexão, o qual deve ser visto sem ser uma verdade absoluta. Pensando nisso, acredito que todas as ações que tive a oportunidade de desenvolver durante a especialização tiveram como objetivo permitir de forma teórica e prática a integração entre estes três fatores: Necessidade do cenário de prática (ação e formação), formação de residentes e formação de preceptores. Neste sentido se apresentam como alternativas as metodologias ativas de ensino, que são descritas como processos interativos de conhecimento, que envolvem análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema específico em um processo onde o preceptor possa atua como facilitador e orientador para que o residente atinja os objetivos estabelecidos (BERBEL, 2011). Por isso, como resultado chega-se a conclusão de que o preceptor que também se encontra como profissional atuante no sistema de saúde deve ser capaz de enxergar as possibilidades de integração entre todas as variáveis envolvidas no caso demanda, ensino e pesquisa.

Palavras-chave

Saúde Mental, Atendimento Online, Pandemia.

Autor(a) Correspondente
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