CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Débora Carine Rodrigues Carvalho
Carvalho, Débora Carine Rodrigues
Vitor Hugo Rodrigues Carvalho
Carvalho, Vitor Hugo Rodrigues
Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clécia Simone Gonçalves Rosa
14/08/2023
46-59
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Objetivo: Discutir sobre os desafios dos docentes em promover aulas interdisciplinares e relatar as contribuições das práticas interdisciplinares para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Métodos: Este estudo apresenta uma abordagem descritiva realizada a partir da revisão narrativa da literatura sobre a formação inicial docente e a interdisciplinaridade, além de elencar estudos que realizaram práticas Interdisciplinares para o ensino de Ciências da Natureza. Conclusão: Foi possível identificar a necessidade de mudanças no currículo da educação básica e da formação inicial docente para a promoção da interdisciplinaridade, visto que, ainda existe a manutenção de um ensino fragmentado e desconectado com a realidade dos discentes. Além disso, verificou-se que as práticas interdisciplinares de Ciências da Natureza contribuíram para o ensino contextualizado e conectado com a realidade dos discentes que, por sua vez, mostraram-se mais motivados em participar das aulas.
Ensino, Formação inicial docente, Ciências da Natureza.
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