CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Code: 230613543
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Título

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores(as):
  • Débora Carine Rodrigues Carvalho

    Carvalho, Débora Carine Rodrigues

  • Vitor Hugo Rodrigues Carvalho

    Carvalho, Vitor Hugo Rodrigues

  • Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clécia Simone Gonçalves Rosa

DOI
10.37885/230613543
Publicado em

14/08/2023

Páginas

46-59

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: Discutir sobre os desafios dos docentes em promover aulas interdisciplinares e relatar as contribuições das práticas interdisciplinares para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Métodos: Este estudo apresenta uma abordagem descritiva realizada a partir da revisão narrativa da literatura sobre a formação inicial docente e a interdisciplinaridade, além de elencar estudos que realizaram práticas Interdisciplinares para o ensino de Ciências da Natureza. Conclusão: Foi possível identificar a necessidade de mudanças no currículo da educação básica e da formação inicial docente para a promoção da interdisciplinaridade, visto que, ainda existe a manutenção de um ensino fragmentado e desconectado com a realidade dos discentes. Além disso, verificou-se que as práticas interdisciplinares de Ciências da Natureza contribuíram para o ensino contextualizado e conectado com a realidade dos discentes que, por sua vez, mostraram-se mais motivados em participar das aulas.

Palavras-chave

Ensino, Formação inicial docente, Ciências da Natureza.

Autor(a) Correspondente
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