CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA

Code: 210102773
18
8
Título

CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA

Autores(as):
  • Fernanda Muniz dos Santos

    Santos, Fernanda Muniz dos

  • Jerlan Manaia de Araújo

    Araújo, Jerlan Manaia de

  • Gabriela dos Santos Barbosa

    Barbosa, Gabriela dos Santos

DOI
10.37885/210102773
Publicado em

02/06/2021

Páginas

157-170

Capítulo

10

Resumo

Neste artigo temos como objetivo confrontar os resultados de duas pesquisas que abordam a Educação Financeira: uma voltada para as crenças e concepções de estudantes do Ensino Médio e outra voltada para os mesmos aspectos só que com estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática. Procuramos identificar em que medida as crenças e concepções dos estudantes da educação básica se aproximam daquelas dos estudantes de graduação. Com base nessa análise, pretendemos indicar elementos da Educação Financeira que devem perpassar a formação de professores, para que esses possam colocar em prática ações que contemplem os anseios dos estudantes e, ao mesmo tempo crie condições para que eles desenvolvam uma postura crítica em relação ao consumismo incentivado pelo modo de vida capitalista. Partimos do pressuposto de que o domínio de conceitos da Matemática Financeira não é suficiente para que os indivíduos façam uso adequado dos recursos financeiros. Vivemos numa sociedade extremamente consumista em que as pessoas são incentivadas constantemente pela mídia a consumir. A consumir muitas vezes aquilo que não precisa ou que degrada o meio ambiente. É urgente a inserção da Educação Financeira nas práticas escolares. Para isso, é fundamental também formar professores e promover reflexões sobre crenças e concepções acerca da Educação Financeira nos cursos de formação inicial e continuada.

Palavras-chave

Educação Financeira; Licenciatura em Matemática; Educação básica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.