CONTRIBUIÇÕES DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Code: 220107382
14
1
Título

CONTRIBUIÇÕES DAS EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores(as):
  • Lorena Alves Santana Patricio

    Patricio, Lorena Alves Santana

  • Creuzimara Pessanha Madalena Salles

    Salles, Creuzimara Pessanha Madalena

  • Jaisa Klauss

    Klauss, Jaisa

DOI
10.37885/220107382
Publicado em

01/07/2022

Páginas

37-48

Capítulo

3

Resumo

As experiências humanas, potencializam as manifestações fisiológicas das emoções em resposta aos estímulos recebidos do meio externo. Na maioria das ocorrências, essas manifestações são visíveis e fáceis de identificar, nas reações corporais e faciais. As emoções básicas, por exemplo, o medo - são essenciais para a tomada de uma decisão assertiva, diante do perigo ou ameaça iminente. As boas interações sócio-afetivas favorecem a aprendizagem e a mudança do comportamento humano. Nesse contexto, elas recrutam a atenção e o engajamento necessários à aprendizagem. Conclui-se que o levantamento dos dados apresentados neste estudo de revisão integrativa de literatura, contém conhecimentos relevantes para ajudar o ensino na elaboração de estratégias e métodos que contemplem o modo como o cérebro aprende.

Palavras-chave

Emoção, Aprendizagem, Neurociência, Cognição.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.