CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE PSICOMOTRICIDADE COM A EQUIPE GESTORA E OS PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO PALMAS- TO.

Code: 200500227
18
8
Título

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE PSICOMOTRICIDADE COM A EQUIPE GESTORA E OS PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO PALMAS- TO.

Autores(as):
  • Keila Barros Moreira

    MOREIRA, K. B.

  • Meire Correa Molinari Carrasco

    CARRASCO Leny M. C. M

  • Jonatha Rospide Nunes

    NUNES, Jonatha Rospide

DOI
10.37885/200500227
Publicado em

15/06/2020

Páginas

70-80

Capítulo

9

Resumo

O público alvo foram todos os professores e a equipe gestora da rede de Educação Infantil do Município de Palmas – TO. A formação foi realizada em equipe multiprofissional, onde a Psicomotricidade foi apresentada pela Psicologia, as técnicas pedagógicas pela Psicopedagogia e a saúde da voz do professor pela Fonoaudiologia. Tratou-se, de uma formação que partiu da demanda dos participantes. Na oportunidade, a Psicomotricidade foi apresentada como um dos caminhos, entre tantos outros possíveis para promover um bom desenvolvimento da criança. As apresentações foram feitas de forma dialógica e expositiva, com o auxílio de vídeos, músicas e dinâmicas, sempre no formato de uma discussão onde todos tivessem a oportunidade de questionar. Ao buscar as demandas a serem trabalhadas nas formações de necessidades do seu dia-a-dia, abriu-se a possibilidade de um diálogo compatível com suas vivências e de obter com essa intervenção resultados mais rápidos e eficientes. A importância desse momento deveu-se também, ao fato de abrir um lugar de reflexão, onde puderam olhar para si e para sua práxis, no intuito de que essa autorreflexão resultasse na melhora da atuação já que oportunizou o conhecimento de recursos e saberes que ampliou olhares e impactou no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

palavras-chaves:, psicologia, escolar, formação, de, professores, e, processo, ensino-aprendizagem

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.