CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM NO CONTEXTO DE FAMILIARES DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: REVISÃO DE LITERATURA.

Code: 210203219
32
22
Título

CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM NO CONTEXTO DE FAMILIARES DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: REVISÃO DE LITERATURA.

Autores(as):
  • Carolina de Oliveira Baumgratz

    Baumgratz, Carolina de Oliveira

  • Thaís Vasconselos Amorim

    Amorim, Thaís Vasconselos

  • Adélia Dayane Guimarães Fonseca

    Fonseca, Adélia Dayane Guimarães

  • Bruna Lourenço Casimiro

    Casimiro, Bruna Lourenço

  • Ana Claudia Miranda Tempone Pinto

    Pinto, Ana Claudia Miranda Tempone

DOI
10.37885/210203219
Publicado em

01/05/2021

Páginas

130-146

Capítulo

9

Resumo

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica epidemiologicamente importante em adolescentes, acarretando dificuldades na aceitação do processo de adoecimento desde o diagnóstico, por sentirem-se limitados pelos profissionais de saúde e familiares, sendo que esses últimos experimentam conflitos que podem interferir negativamente no tratamento. Por isso, os papeis desempenhados pelos familiares devem ser considerados pelos enfermeiros como alicerces para a promoção da saúde. Objetivo: Analisar a contribuição da produção científica de Enfermagem no contexto de familiares de adolescentes com DM1 por meio de uma revisão integrativa. Método: As buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem, National Center for Biotechnology Information e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature ocorreram no mês de agosto de 2020. Foram combinados os descritores Enfermagem, Adolescentes, Diabetes Mellitus e Família, sendo incluído estudos dos últimos 10 anos, nacionais e internacionais, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A amostra final foi constituída por oito artigos, que compuseram as categorias “Vivências, percepções e experiências dos familiares” e; “Estratégias de enfrentamento direcionadas aos familiares”. Apresentaram a necessidade de acolhimento aos familiares de adolescentes com DM1, especialmente com ações de cunho técnico e de apoio emocional. Foi evidenciada a participação ativa dos familiares para a promoção do autocuidado dos adolescentes e superação dos desafios decorrentes do DM1. Conclusão: O enfermeiro por estar mais próximo da família, além do cuidado técnico-assistencial, tem a possibilidade de contribuir para o aumento da qualidade de vida nos aspectos psicossociais.

Palavras-chave

Cuidador Familiar. Família. Cuidados de Enfermagem. Adolescente. Diabetes Tipo 1.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.