CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NAS HABILIDADES DE INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM AUTISMO: UMA ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DOS PAIS



CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NAS HABILIDADES DE INTERAÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM AUTISMO: UMA ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DOS PAIS
Marcus Vinicius Santos Leal
Rodolfo Matheus Lopes Passos
Jessica Maria Dos Santos Carvalho
David Barbosa Ferreira
Maria Sárvia Macêdo Castro
Dallyson Mendes Da Silva Santos
Ivenilde Da Silva Lopes Cronemberger
Paula Gardênia Campelo Dos Santos
Gustavo Pereira Da Silva
Mara Jordana Magalhães Costa

30/11/2024
18-27
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Objetivo: analisar a contribuição da atividade física nas habilidades de interação social de crianças e jovens com autismo que participam do projeto de extensão de atividades motoras para pessoas com autismo- PREMAUT, em Teresina/PI. Métodos: O presente estudo é do tipo descritivo, transversal, com abordagem quanti/qualitativa. A amostra foi composta por 9 crianças e jovens com TEA, de ambos os sexos que participam do PREMAUT, selecionados por conveniência. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário, aplicado com pais/responsáveis dos participantes, elaborado pelos pesquisadores. Resultados: Os resultados evidenciaram que as crianças e jovens que praticam atividades físicas no PREMAUT, aprimoraram/adquiriram positivamente habilidades de interação social, possibilitando socialização com a família e amigos, além de trabalho em equipe, demonstração de afeto e resolução de conflitos. Conclusão: Portanto, a atividade física é uma excelente ferramenta que pode auxiliar tanto na qualidade de vida de pessoas com autismo, como também na comunicação e interação social. Assim, tornando- se mais um pilar importante no tratamento multidisciplinar de pessoas com autismo.
Ler mais...Autismo. Crianças. Atividade Física. Interação Social
ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO: TENSÕES E DESAFIOS - VOLUME 5
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