CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
Flávio Aparecido De Almeida
Aparecido De Almeida, Flávio
31/03/2023
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TDAH: ANÁLISES, COMPREENSÕES E INTERVENÇÕES CLÍNICAS E PEDAGÓGICAS
A presente pesquisa buscou se aprofundar conhecimentos no que tange à influência da neuropsicopedagogia no diagnóstico de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Tal contexto evidencia o fato de que a sala de aula deve ser entendida como uma extensão da sociedade, permitindo a preparação dos alunos para que sejam capazes de atuarem de forma cidadã e democrática, transformando as diferenças em uma potência que lhes permitam alcançar soluções melhores para todos. Frente a esse cenário, a cada dia, a educação especial e inclusiva tem ganhado maior relevância. O trabalho teve como objetivo geral compreender como a neuropsicopedagogia pode contribuir nos processos de aprendizagem de crianças com TDAH? O trabalho foi elaborado por meio de uma revisão bibliográfica com uma abordagem fundamentada em livros, revistas e periódicos como também em artigos selecionados por meio de buscas em sites de bancos de dados e livros. Poucas pesquisas são desenvolvidas abordando a temática proposta, ainda que a identificação precoce de determinada dificuldade seja de grande relevância, permitindo o encaminhamento para profissionais adequados que determinem o diagnóstico, intervenções apropriadas no âmbito educacional ou terapêutico, de forma a proporcionar a obtenção de sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família.
Inclusão. TDAH. Identificação Precoce.
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