CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

Code: 230211957
48
0
Título

CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autor(a):
  • Flávio Aparecido De Almeida

    Aparecido De Almeida, Flávio

DOI
10.37885/230211957
Publicado em

31/03/2023

Páginas

44-56

Capítulo

3

Resumo

A presente pesquisa buscou se aprofundar conhecimentos no que tange à influência da neuropsicopedagogia no diagnóstico de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Tal contexto evidencia o fato de que a sala de aula deve ser entendida como uma extensão da sociedade, permitindo a preparação dos alunos para que sejam capazes de atuarem de forma cidadã e democrática, transformando as diferenças em uma potência que lhes permitam alcançar soluções melhores para todos. Frente a esse cenário, a cada dia, a educação especial e inclusiva tem ganhado maior relevância. O trabalho teve como objetivo geral compreender como a neuropsicopedagogia pode contribuir nos processos de aprendizagem de crianças com TDAH? O trabalho foi elaborado por meio de uma revisão bibliográfica com uma abordagem fundamentada em livros, revistas e periódicos como também em artigos selecionados por meio de buscas em sites de bancos de dados e livros. Poucas pesquisas são desenvolvidas abordando a temática proposta, ainda que a identificação precoce de determinada dificuldade seja de grande relevância, permitindo o encaminhamento para profissionais adequados que determinem o diagnóstico, intervenções apropriadas no âmbito educacional ou terapêutico, de forma a proporcionar a obtenção de sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família.

Palavras-chave

Inclusão. TDAH. Identificação Precoce.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.