CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN: MOBILIZANDO CONCEITOS À LUZ DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Daniela Batista Santos
Santos, Daniela Batista
Juliana Pereira e Paula
Paula, Juliana Pereira de
Joalisson Bahia Santana
Santana, Joalisson Bahia
Rafael Florencio de Oliveira
Oliveira, Rafael Florencio de
04/02/2021
419-433
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que analisou o livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Para este trabalho, objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto da Divisão dos Pães do Malba Tahan para trabalhar com as operações fundamentais numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia, à luz da TSD e da TCC. Categorizamos os 34 contos do referido livro da seguinte maneira: dez contos relacionados à História da Matemática ou do personagem Beremiz; vinte e três do Campo Multiplicativo e um que abordam conceitos que estão em ambos os Campos Conceituais. Percebemos que alguns contos podem ser trabalhados numa perspectiva do CCA, como o conto Divisão dos Pães o qual faremos uma avaliação mais aprofundada no presente trabalho. O referido conto apresenta um curioso problema da divisão de oito moedas entre dois amigos, de acordo com uma regra pré-estabelecida. Percebemos que este problema além de ser uma interessante possibilidade pedagógica para trabalhar conceitos do CCA com alunos que ainda não tenham visto conceitos de multiplicação e divisão, oportuniza explorar inicialmente estes referidos conteúdos a partir dos conceitos prévios dos alunos e assim avançar na construção de novos conceitos no CCM. Advogamos que as situações apresentadas nos contos podem contribuir positivamente para a diversificação das aulas de Matemática para uma aprendizagem dinâmica e autônoma.
Malba Tahan, Campos Conceituais, Situações Didáticas, Contos, Operações.
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