CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN: MOBILIZANDO CONCEITOS À LUZ DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Code: 210102852
14
3
Título

CONTO DA DIVISÃO DOS PÃES DE MALBA TAHAN: MOBILIZANDO CONCEITOS À LUZ DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Autores(as):
  • Daniela Batista Santos

    Santos, Daniela Batista

  • Juliana Pereira e Paula

    Paula, Juliana Pereira de

  • Joalisson Bahia Santana

    Santana, Joalisson Bahia

  • Rafael Florencio de Oliveira

    Oliveira, Rafael Florencio de

DOI
10.37885/210102852
Publicado em

04/02/2021

Páginas

419-433

Capítulo

25

Resumo

Apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que analisou o livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Para este trabalho, objetivamos analisar as potencialidades pedagógicas do conto da Divisão dos Pães do Malba Tahan para trabalhar com as operações fundamentais numa perspectiva lúdica, dinâmica e com autonomia, à luz da TSD e da TCC. Categorizamos os 34 contos do referido livro da seguinte maneira: dez contos relacionados à História da Matemática ou do personagem Beremiz; vinte e três do Campo Multiplicativo e um que abordam conceitos que estão em ambos os Campos Conceituais. Percebemos que alguns contos podem ser trabalhados numa perspectiva do CCA, como o conto Divisão dos Pães o qual faremos uma avaliação mais aprofundada no presente trabalho. O referido conto apresenta um curioso problema da divisão de oito moedas entre dois amigos, de acordo com uma regra pré-estabelecida. Percebemos que este problema além de ser uma interessante possibilidade pedagógica para trabalhar conceitos do CCA com alunos que ainda não tenham visto conceitos de multiplicação e divisão, oportuniza explorar inicialmente estes referidos conteúdos a partir dos conceitos prévios dos alunos e assim avançar na construção de novos conceitos no CCM. Advogamos que as situações apresentadas nos contos podem contribuir positivamente para a diversificação das aulas de Matemática para uma aprendizagem dinâmica e autônoma.

Palavras-chave

Malba Tahan, Campos Conceituais, Situações Didáticas, Contos, Operações.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.