CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL, O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 201102343
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Título

CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL, O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Liane Marli Fūhr

    Fūhr, Liane Marli

  • Daniel Luciano Gevehr

    Gevehr, Daniel Luciano

DOI
10.37885/201102343
Publicado em

27/01/2021

Páginas

9-23

Capítulo

1

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática que teve por finalidade identificar e discutir a partir das representações socias da gestão democrática, comunidade escolar, o significado e a importância da Educação Infantil. Para tanto, foram selecionados vários artigos e publicações nas bases de pesquisas realizadas. As publicações ressaltam a importância da Educação Infantil as quais serviram de referência para pesquisas futuras ao projeto de pesquisa que realizei juntamente com um quadro de professoras, de uma rede municipal de educação infantil, do município de Santa Maria do Herval, todas possuem graduação completa e especialização. Além disso, foram interrogadas a diretora e a supervisora da instituição, como também a comunidade escolar, os pais. A Escola que serviu de estudo foi a Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo. A pesquisa visa identificar e discutir a partir das representações dos alunos, pais e professores, no contexto social o significado e a importância da Educação Infantil. Ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da Educação Infantil para o amplo desenvolvimento da criança, considerando o verdadeiro papel da escola no processo educativo. Com o objetivo de esclarecer e discutir como deve ser o trabalho na Educação Infantil, de maneira que possibilite a criança desenvolver-se plenamente.

Palavras-chave

Educação Infantil. Ensino. Gestão democrática. Comunidade escolar. Contexto social.

Autor(a) Correspondente
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