CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Code: 210605087
7
6
Título

CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Dulcinéia da Silva Adorni

    Adorni, Dulcinéia da Silva

  • Marta Brito da Silva

    Silva, Marta Brito da

DOI
10.37885/210605087
Publicado em

21/11/2021

Páginas

86-99

Capítulo

4

Resumo

Este estudo relata os resultados de um levantamento sobre o ensino de Química na atualidade, de acordo com a percepção dos alunos. Consistiu em uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida como parte das atividades da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Química da UESB/Itapetinga-BA. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com 05 questões, aplicado a 47 alunos (distribuídos entre os três anos no turno noturno) e uma entrevista com o diretor de uma instituição de Ensino Médio da rede pública estadual. Objetivouidentificar se (e como) ocorre a contextualização dos conteúdos no ensino de Química e se esta pode ser encarada como um elemento de motivação para a aprendizagem dos alunos.Foram investigadas questões como o que desperta o interesse dos alunos pela Química; qual o seu papel/função; onde encontra-se presente; contribuições das aulas práticas; e, as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem. A entrevista visou levantar dados sobre matrícula, evasão e infraestrutura. Constatamos a importância atribuída pelos discentes à contextualização dos conteúdos no ensino de Química, sendo destacada como elemento de motivação e facilitação do aprendizado. Demonstraram que há interesse em aprender os conteúdos da disciplina e que consideram as aulas práticas como fator que contribui para o seu conhecimento de mundo. AQuímica se configura uma Ciência ampla, que auxilia sua formação profissional e social. Neste sentido, faz-se necessário buscar meios (formação e instrumentação do professor) para oportunizar aos alunos a construção um conhecimento interdisciplinar e contextualizado.

Palavras-chave

Contextualização, Ensino de Química, Motivação da Aprendizagem Estágio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.