CONTEXTO DA COMUNIDADE DE BREJO DA BRÁSIDA EXPERIÊNCIA E PLURIATIVIDADES
Elizangela Da Silva Dias De Souza
Souza, Elizangela Da Silva Dias De
Helisandra Dos Reis Santos
Santos, Helisandra Dos Reis
Maiara Rodrigues Gama Dos Santos Vasconcelos
Vasconcelos, Maiara Rodrigues Gama dos Santos
Denes Vieira Dantas
Dantas, Denes Vieira
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa
08/12/2022
103-113
8
EXTENSÃO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS
O estudo apresenta a experiência da comunidade Brejo da Brásida, município de Sento Sé/BA no desenvolvimento de uma gestão coletiva através da associação de moradores, com o objetivo de descrever a relevância da Educação Ambiental no desenvolvimento da comunidade para o incremento de suas pluriatividades, na capacitação e geração de renda para as pessoas da comunidade e a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Trata-se de um trabalho com enfoque qualitativo do tipo descritivo, com observação in loco, tendo com viés condutor a pesquisa bibliográfica. Através do estudo foi possível compreender que a comunidade Brejo da Brásida, promove suas pluriatividades, por meio da associação de moradores, se valendo da utilização dos saberes populares e científico, buscando diversas alternativas de financiamento tanto em entes privados quanto públicos. Sempre transmitindo o conhecimento cultural intergeracional.
Pluriatividades, Educação ambiental, Recursos naturais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.