CONTAR HISTÓRIA E SE ENCANTAR COM A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE AÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Code: 220207610
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Título

CONTAR HISTÓRIA E SE ENCANTAR COM A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE AÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Joelma Fátima Castro

    Castro, Joelma Fátima

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

    Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de

DOI
10.37885/220207610
Publicado em

31/03/2022

Páginas

163-171

Capítulo

12

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar um recorte de estudos sobre a literatura infantil e a matemática, tendo como objetivo principal apresentar possibilidades de ações de ensino, de como trabalhar a matemática de forma lúdica por meio da literatura infantil, na Educação Infantil, permitindo desta forma que a matemática não seja apenas vista de forma superficial, mecânica e como soma de números, mas como uma ciência antiga, que está presente no nosso cotidiano e que pode contribuir muito para a sociedade, essa pesquisa tem como embasamento teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, como também autores que abordam sobre o ensino de matemática e literatura infantil. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com professores e alunos da área de educação, de forma a repensar como ensinar matemática e principalmente como trabalhar a matemática por meio da literatura infantil, buscando garantir possibilidades de aprendizagem, de desenvolvimento da percepção matemática como também o desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave

Matemática, Literatura Infantil, Educação Infantil, Ludicidade.

Autor(a) Correspondente
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