CONTAR HISTÓRIA E SE ENCANTAR COM A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE AÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Joelma Fátima Castro
Castro, Joelma Fátima
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
31/03/2022
163-171
12
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
O presente trabalho tem como finalidade apresentar um recorte de estudos sobre a literatura infantil e a matemática, tendo como objetivo principal apresentar possibilidades de ações de ensino, de como trabalhar a matemática de forma lúdica por meio da literatura infantil, na Educação Infantil, permitindo desta forma que a matemática não seja apenas vista de forma superficial, mecânica e como soma de números, mas como uma ciência antiga, que está presente no nosso cotidiano e que pode contribuir muito para a sociedade, essa pesquisa tem como embasamento teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, como também autores que abordam sobre o ensino de matemática e literatura infantil. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com professores e alunos da área de educação, de forma a repensar como ensinar matemática e principalmente como trabalhar a matemática por meio da literatura infantil, buscando garantir possibilidades de aprendizagem, de desenvolvimento da percepção matemática como também o desenvolvimento integral da criança.
Matemática, Literatura Infantil, Educação Infantil, Ludicidade.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.