CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO AFETIVA COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 210504825
6
3
Título

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO AFETIVA COM CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Tatiane Felipeto Quintana

    Quintana, Tatiane Felipeto

  • Nathália Blanco Machado

    Machado, Nathália Blanco

  • Adriana Barni Truccolo

    Truccolo, Adriana Barni

DOI
10.37885/210504825
Publicado em

03/07/2021

Páginas

64-75

Capítulo

6

Resumo

Introdução: Contar histórias é uma arte, e ouvi-las fomenta o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro, a construção de identidade, e atua como instrumento de acesso a dimensões afetivas, cognitivas e sociais da criança. Nesse momento de pandemia onde a criança está distanciada de sua rotina, a contação de histórias pode ser uma estratégia de comunicação afetiva auxiliando-a na redução do estresse e na utilização do tempo de forma proveitosa. Objetivo: Contribuir para a redução do estresse infantil causado pelo distanciamento social decorrente da pandemia do COVID-19, através da contação de histórias. Método: Estudo qualitativo de intervenção pedagógica, aprovado pelo CEP UERGS (CAAE 38941320.2.0000.8091) e realizado online via google meet, You Tube Kids, Facebook e envio de vídeo para as escolas utilizarem nas aulas. Resultados: De outubro de 2020 a maio de 2021 foram postados 12 vídeos, enviados oito vídeos para escolas e realizados seis encontros pelo google meet. A resposta das crianças em relação às histórias contadas foi manifestada através do envio de desenhos onde representavam o entendimento para com as histórias contadas, pelas curtidas no You Tube, comentários no Facebook e pela manifestação das crianças durante os encontros online. Conclusão: Identificou-se interesse das crianças em expor mais seus sentimentos e menos o seu entendimento acerca da história o que nos levou a concluir que a interação ocorrida através do vídeo contribuiu para amenizar o estresse causado pelo distanciamento social e estimulou a imaginação e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Palavras-chave

Criança. Pandemia. Contação de História. Imaginação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.