CONSUMO DE PEIXES NO MERCADO MUNICIPAL DE CHAPADINHA, LESTE DO MARANHÃO
Marciara Lopes Silva
SILVA, M. L
Lucas de Oliveira Vieira
VIEIRA, L. de O
Danilo Francisco Corrêa Lopes
LOPES, D. F. C
Jadson Pinheiro Santos
SANTOS, J. P
Jorge Luiz Silva Nunes
NUNES, J. L. S
Erick Cristófore Guimarães
GUIMARÃES, E. C
Felipe Polivanov Ottoni
OTTONI, F. P
01/10/2022
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CIÊNCIA ANIMAL E VETERINÁRIA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Introdução: O crescimento populacional exige maior demanda por proteína de qualidade. Sendo assim, diversos países vêm expandindo os sistemas de produção de peixes, visando técnicas sustentáveis e viáveis que atendam às necessidades do público consumidor. Objetivo: Esta pesquisa buscou identificar os aspectos que caracterizam o consumidor de peixes do Mercado Municipal de Chapadinha, Maranhão. Métodos: Foram rea¬lizadas entrevistas semiestruturadas abordando os hábitos de comprar peixes e as preferências dos consumidores de peixes do MMCHA entre outubro 2017 e setembro de 2019, estes dados foram inseridos em planilhas eletrônicas e submetidos a análises posteriores de estatísticas descritivas. Resultados: Foi observado que 97% dos entrevistados estão habituados a comprar peixes do MMCHA, com maior concentração de visitas nos meses do período de estiagem (julho a dezembro). 59% dos entrevistados frequentam o MMCHA pelo menos 1 vez por semana, 18% duas vezes e apenas 6% três vezes. Os morfotipos produzidos em cativeiro foram os preferidos com 53% do total, especialmente o Tambaqui e seus híbridos (Tambatinga e Tambacu). Dos morfotipos provenientes normalmente da pesca artesanal, houve dominância do Piau (17%). Conclusão: O comportamento dos entrevistados revela um elevado consumo de peixes, sobretudo do morfotipo Tambaqui, porém este pode ter a influência de aspectos como: fácil acesso, preço, sabor e valor nutricional. É ressaltada ainda, a urgência em ações de valorização do comércio de pescado no MMCHA por parte dos gestores públicos.
Consumidor, Pescado, Pesca artesanal, Piscicultura, Segurança alimentar.
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