CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O EXPERIMENTO DE HERTZ

Code: 220910277
16
0
Título

CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O EXPERIMENTO DE HERTZ

Autores(as):
  • Everton Cavalcante

    Cavalcante, E.

  • Sérgio Toledo

    Toledo, S.

DOI
10.37885/220910277
Publicado em

01/11/2022

Páginas

915-922

Capítulo

63

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Desenvolvemos uma proposta didática de aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para o Experimento de Hertz com relação ao conteúdo das ondas eletromagnéticas pelo fato de ser um tipo de abordagem que faz relevância aos conhecimentos prévios do discente, tendo-o como foco principal a construção do conhecimento significativo. Incluímos alguns comentários sobre a prática do experimento de Hertz com a introdução de um coesor, com a finalidade de enriquecer o trabalho didático. Comentamos no texto também sobre como as tecnologias atuais fazem uso avançado do fenômeno da emissão e captura de sinais eletromagnéticos.

Palavras-chave

Ensino de física, Experimento de Hertz, Ondas eletromagnéticas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.