CONSTRUÇÃO DE PRATICAS ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE MONTAGEM DE CÂMARA DE COMBUSTÃO
Lindeberg Rocha Freitas
Freitas, Lindeberg Rocha
Joaci Galindo
Galindo, Joaci
José Celiano Cordeiro Da Silva
da Silva, José Celiano Cordeiro
Janduir Clécio Miranda de Carvalho
Carvalho, Janduir Clécio Miranda de
Hidemburgo Gonçalves Rocha
Rocha, Hidemburgo Gonçalves
Francisco Braga Da Paz Júnior
da Paz Júnior, Francisco Braga
Vilmar Leandro De Santana
de Santana, Vilmar Leandro
Lindeberg Vital De Freitas
de Freitas, Lindeberg Vital
Eliana Santos Lyra Da Paz
Da Paz, Eliana Santos Lyra
Cássia Fernanda Silva de Santana
Santana, Cássia Fernanda Silva de
Sâmia Boselli Dovoezem Quirino Pantarotto
Pantarotto, Sâmia Boselli Dovoezem Quirino
30/08/2022
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EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O nosso projeto propôs construir experimento inventivo da câmara de combustão envolvendo conceitos da disciplina de química e de física que possibilita entender o conhecimento científico de forma atrativa e com participação de alunos e professores no desenvolvimento do projeto. Na confecção da câmara de combustão foram usados materiais de baixo custo e fáceis de serem adquiridos no mercado. Os materiais utilizados foram garrafas plásticas (PET), pedaços de madeira, Vela de ignição, parafusos, pé de apoio, cabo de vela, botoeira de pulso, CD e combustível (Álcool). Inicialmente houve o corte da madeira na serralharia do IFPE-PESQUEIRA, para ser usada na parte que dá apoio a câmara de combustão didática, servindo de base de fixação ao protótipo. Em seguida foi feito um orifício na lateral da garrafa para poder posicionar a vela de ignição de carro para gerar a centelha e conseguir a queima do combustível juntamente com o oxigênio do ar. Na etapa final posicionamos a rolha na boca da garrafa e fixamos a usina de ignição com dois parafusos. Após a montagem do protótipo didático da reação de combustão foram realizados testes para verificar o funcionamento do equipamento montado. O combustível testado foi o etanol 96% e não gasolina, mas se faz necessário sempre adequar a quantidade de álcool ao tamanho da garrafa PET para evitar romper o recipiente de plástico. Logo em seguida foi acionado o botão de geração de centelha, provocando uma explosão que impulsiona a rolha, a qual realiza trabalho impulsionando o CD (catavento). A proposta do projeto foi concluída e provavelmente será apresentada a alunos e professores de outras instituições de ensino.
Câmara de combustão, Educação, Meio ambiente, Combustivel, Protótipo didático.
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