CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DETERMINAR MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE: USANDO GEOGEBRA
Armando Handaya
Handaya, Armando
31/03/2022
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EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
A maioria dos softwares de cálculos, senão todos, possuem recursos para tratamento estatístico de dados. Calcular a média, o desvio-padrão, a variância, os quartis, … enfim tirar uma medida resumo não é um grande problema. Isso quando os dados são fornecidos. Quando a quantidade desses dados é grande, por exemplo, um conjunto de mil dados, ao invés de digitar literalmente os mil dados pode-se organizá-los em uma tabela de distribuição de frequências. Mesmo neste caso os mesmos softwares ainda dão conta do serviço. Geogebra é um software educacional versátil e abrangente que pode ser utilizado para esse propósito. Nota-se que nele podemos usar o mesmo comando acrescentando apenas um argumento a mais referente às frequências. Entretanto quando os dados são reunidos em uma tabela de frequências por classes, a maioria senão todos esses softwares, não tem recursos para calcular as medidas-resumo. Será necessário fazer um trabalho extra para obter os resultados. Neste texto pretendemos mostrar como podemos construir, no Geogebra, ferramentas que facilitam essa tarefa. Tais ferramentas podem servir de apoio para os professores que ensinam a Estatística Descritiva, embora de forma geral destina-se a quaisquer interessados em aprender a construir ferramentas tecnológica usando o software Geogebra.
Geogebra, Estatística Descritiva, Tecnologia Educacional.
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