CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DETERMINAR MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE: USANDO GEOGEBRA

Code: 220207553
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Título

CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA DETERMINAR MEDIDAS RESUMO DE DADOS DISTRIBUÍDOS POR CLASSE: USANDO GEOGEBRA

Autor(a):
  • Armando Handaya

    Handaya, Armando

DOI
10.37885/220207553
Publicado em

31/03/2022

Páginas

213-229

Capítulo

17

Resumo

A maioria dos softwares de cálculos, senão todos, possuem recursos para tratamento estatístico de dados. Calcular a média, o desvio-padrão, a variância, os quartis, … enfim tirar uma medida resumo não é um grande problema. Isso quando os dados são fornecidos. Quando a quantidade desses dados é grande, por exemplo, um conjunto de mil dados, ao invés de digitar literalmente os mil dados pode-se organizá-los em uma tabela de distribuição de frequências. Mesmo neste caso os mesmos softwares ainda dão conta do serviço. Geogebra é um software educacional versátil e abrangente que pode ser utilizado para esse propósito. Nota-se que nele podemos usar o mesmo comando acrescentando apenas um argumento a mais referente às frequências. Entretanto quando os dados são reunidos em uma tabela de frequências por classes, a maioria senão todos esses softwares, não tem recursos para calcular as medidas-resumo. Será necessário fazer um trabalho extra para obter os resultados. Neste texto pretendemos mostrar como podemos construir, no Geogebra, ferramentas que facilitam essa tarefa. Tais ferramentas podem servir de apoio para os professores que ensinam a Estatística Descritiva, embora de forma geral destina-se a quaisquer interessados em aprender a construir ferramentas tecnológica usando o software Geogebra.

Palavras-chave

Geogebra, Estatística Descritiva, Tecnologia Educacional.

Autor(a) Correspondente
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