CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Code: 221010523
16
0
Título

CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Autores(as):
  • Gisele Beatriz De Oliveira Dantas

    Dantas, Gisele Beatriz de Oliveira

  • Manoel Leão Lopes Junior

    Lopes Junior, Manoel Leão

  • Manolo Cleiton Costa Freitas

    Freitas, Manolo Cleiton Costa

  • Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas

    Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque

  • Lourivaldo Da Silva Santos

    Santos, Lourivaldo da Silva

  • Railda Neyva Moreira Araújo

    Araújo, Railda Neyva Moreira

  • Luely Oliveira Silva

    Silva, Luely Oliveira

  • Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro

    Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza

  • Marivaldo José Costa Corrêa

    Corrêa, Marivaldo José Costa

DOI
10.37885/221010523
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1268-1287

Capítulo

84

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a construção de equipamentos de laboratório com materiais alternativos e de baixo custo para a utilização em aulas experimentais de química, considerando a carência existente nas escolas em relação a vidrarias, reagentes e equipamentos. Os equipamentos construídos foram utilizados em uma aula experimental com o tema “Métodos de separação de misturas”, buscando melhorar o processo ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com cento e doze alunos do primeiro ano do ensino médio, devidamente matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, localizada na região metropolitana de Belém-PA. Para a coleta de dados utilizou-se dois questionários que foram aplicados antes e depois da realização da aula experimental e também uma entrevista realizada com o professor de química responsável, onde foi avaliado a opinião dos alunos e do professor a fim de determinar se a experimentação com materiais alternativos pode contribuir para obtenção de conhecimento. Os resultados obtidos por meio de questionário e entrevista mostraram que a experimentação com materiais alternativos tem valor pedagógico, pois relaciona a teoria vista em sala de aula com o cotidiano o que motiva os alunos e melhora o processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave

Aulas experimentais, Equipamentos, Ensino aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.