CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AULAS EXPERIMENTAIS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Gisele Beatriz De Oliveira Dantas
Dantas, Gisele Beatriz de Oliveira
Manoel Leão Lopes Junior
Lopes Junior, Manoel Leão
Manolo Cleiton Costa Freitas
Freitas, Manolo Cleiton Costa
Ana Carolina Gomes De Albuquerque Freitas
Freitas, Ana Carolina Gomes de Albuquerque
Lourivaldo Da Silva Santos
Santos, Lourivaldo da Silva
Railda Neyva Moreira Araújo
Araújo, Railda Neyva Moreira
Luely Oliveira Silva
Silva, Luely Oliveira
Wandson Braamcamp De Souza Pinheiro
Pinheiro, Wandson Braamcamp de Souza
Marivaldo José Costa Corrêa
Corrêa, Marivaldo José Costa
29/12/2022
1268-1287
84
Este trabalho tem como objetivo a construção de equipamentos de laboratório com materiais alternativos e de baixo custo para a utilização em aulas experimentais de química, considerando a carência existente nas escolas em relação a vidrarias, reagentes e equipamentos. Os equipamentos construídos foram utilizados em uma aula experimental com o tema “Métodos de separação de misturas”, buscando melhorar o processo ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com cento e doze alunos do primeiro ano do ensino médio, devidamente matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, localizada na região metropolitana de Belém-PA. Para a coleta de dados utilizou-se dois questionários que foram aplicados antes e depois da realização da aula experimental e também uma entrevista realizada com o professor de química responsável, onde foi avaliado a opinião dos alunos e do professor a fim de determinar se a experimentação com materiais alternativos pode contribuir para obtenção de conhecimento. Os resultados obtidos por meio de questionário e entrevista mostraram que a experimentação com materiais alternativos tem valor pedagógico, pois relaciona a teoria vista em sala de aula com o cotidiano o que motiva os alunos e melhora o processo ensino aprendizagem.
Aulas experimentais, Equipamentos, Ensino aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.