CONSIDERAÇÕES SOBRE O TUTORAMENTO EM PEPINOS DO TIPO AODAI
Bruno Marcos Nunes Cosmo
Bruno Marcos Nunes Cosmo
Tatiani Mayara Galeriani
Tatiani Mayara Galeriani
Bruna Ricini Martins
Bruna Ricini Martins
Andressa Vogt
Andressa Vogt
Luana Cristina De Souza Garcia
Luana Cristina de Souza Garcia
16/06/2020
205-210
23
Os cultivos hortícolas nacionais possuem elevada importância, considerando-se que a atividade representa uma das fontes de renda mais expressivas para pequenas áreas. Dentre tais culturas, o pepino, merece destaque, situando-se entre as dez principais hortaliças produzidas, movimentando mais de R$ 7.000.000,00 ao ano apenas com o comércio de sementes. Diante deste cenário, métodos de cultivo que visem aprimorar a atividade são constantemente estudados, podendo-se citar o sistema de cultivo tutorado que visa reduzir problemas fitossanitários e de qualidade dos frutos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo comparar o efeito do sistema de condução tutorado e sem tutoramento para o pepino Aodai, avaliando características quantitativas e qualitativas. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, utilizando-se o Delineamento Inteiramente Casualizado, com dois tratamentos, sistema de condução sem tutoramento e com tutoramento, onde cada tratamento constituiu-se de 5 repetições, durante o experimento foram realizados os manejos gerais de condução, e após 50 dias da semeadura iniciaram as avaliações do número de flores e frutos. Como resultados não foram observadas diferenças significativas entre o número de flores e frutos entre os tratamentos, entretanto observou-se que no tratamento tutorado mais de 90% dos frutos não apresentaram danos, contra menos de 60% do sistema não tutorado, além da facilidade de manejo. Conclui-se que mesmo sem incrementos produtivos, o sistema de tutoramento torna-se atrativo na produção de pepinos tipo salada, uma vez que favorece o manejo e melhora a classificação final do produto, agregando maior valor ao mesmo.
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