CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE A PARTIR DAS MEMÓRIAS CULTURAIS: CAMINHOS TRILHADOS NA TENTATIVA DE CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA EM BRASÍLIA DE MINAS, MG

Code: 240115583
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Título

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE A PARTIR DAS MEMÓRIAS CULTURAIS: CAMINHOS TRILHADOS NA TENTATIVA DE CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA EM BRASÍLIA DE MINAS, MG

Autores(as):
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis

    Reis, Filomena Luciene Cordeiro

  • Gefferson Ramos Rodrigues

    Rodrigues, Gefferson Ramos

  • João Olímpio Soares Dos Reis

    Reis, João Olímpio Soares dos

DOI
10.37885/240115583
Publicado em

01/03/2024

Páginas

78-95

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Conhecer, demonstrar e narrar o processo de aprender, como docentes, tendo em vista, a criação do Museu Municipal da Agricultura e Pecuária em Brasília de Minas, Minas Gerais, ao reconstituir o processo de formação do município, destacando sua trajetória ligada às atividades agrícolas e pastoris. Métodos: Os procedimentos metodológicos analisam, a partir das experiências enquanto gestores culturais e docentes, apreender como o acervo documental pertencente à Prefeitura e Câmara Municipal da cidade, poderá ser explorado pelo Museu da Agricultura e Pecuária (MAP), em uma cidade norte mineira, preocupada com a preservação e conservação de seus bens culturais. Para tanto, o acompanhamento do trabalho de criação do referido Museu e a compreensão desse universo se fez nas vivências. Resultados: A ideia da criação do MAP surgiu a partir da proposta da Administração Pública Municipal, especificamente da Gestão 2017 a 2020. As dependências do antigo Matadouro Público Municipal, que esteve em atividade por cinquenta anos, ou seja, no período de 1967-2017, abrigaria esse espaço de memórias. Nesse sentido, esse relato narra a tentativa de implementação e implantação do referido Museu que, além das peças e objetos museológicos, acolhe documentos da Administração Pública do final século XIX ao XX. Considerações finais: Ao refletir sobre o fazer docente na perspectiva do patrimônio cultural constatou-se que, o ato de educar direciona para a formação de consciência e, consequentemente, a sensibilidade sobre a temática.

Palavras-chave

História e Memória. Fazer Docente. Museu e Arquivo. Norte de Minas Gerais. Museu da Agropecuária de Brasília de Minas.

Autor(a) Correspondente
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