CONSIDERAÇÕES SOBRE O FAZER DOCENTE A PARTIR DAS MEMÓRIAS CULTURAIS: CAMINHOS TRILHADOS NA TENTATIVA DE CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA EM BRASÍLIA DE MINAS, MG
Filomena Luciene Cordeiro Reis
Reis, Filomena Luciene Cordeiro
Gefferson Ramos Rodrigues
Rodrigues, Gefferson Ramos
João Olímpio Soares Dos Reis
Reis, João Olímpio Soares dos
01/03/2024
78-95
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Objetivo: Conhecer, demonstrar e narrar o processo de aprender, como docentes, tendo em vista, a criação do Museu Municipal da Agricultura e Pecuária em Brasília de Minas, Minas Gerais, ao reconstituir o processo de formação do município, destacando sua trajetória ligada às atividades agrícolas e pastoris. Métodos: Os procedimentos metodológicos analisam, a partir das experiências enquanto gestores culturais e docentes, apreender como o acervo documental pertencente à Prefeitura e Câmara Municipal da cidade, poderá ser explorado pelo Museu da Agricultura e Pecuária (MAP), em uma cidade norte mineira, preocupada com a preservação e conservação de seus bens culturais. Para tanto, o acompanhamento do trabalho de criação do referido Museu e a compreensão desse universo se fez nas vivências. Resultados: A ideia da criação do MAP surgiu a partir da proposta da Administração Pública Municipal, especificamente da Gestão 2017 a 2020. As dependências do antigo Matadouro Público Municipal, que esteve em atividade por cinquenta anos, ou seja, no período de 1967-2017, abrigaria esse espaço de memórias. Nesse sentido, esse relato narra a tentativa de implementação e implantação do referido Museu que, além das peças e objetos museológicos, acolhe documentos da Administração Pública do final século XIX ao XX. Considerações finais: Ao refletir sobre o fazer docente na perspectiva do patrimônio cultural constatou-se que, o ato de educar direciona para a formação de consciência e, consequentemente, a sensibilidade sobre a temática.
História e Memória. Fazer Docente. Museu e Arquivo. Norte de Minas Gerais. Museu da Agropecuária de Brasília de Minas.
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