CONSIDERAÇÕES DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Code: 201001815
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Título

CONSIDERAÇÕES DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores(as):
  • Paulo Henrique Vieira de Macedo

    Macedo, Paulo Henrique Vieira de

  • Ana Cristina Ribeiro de Sousa

    Sousa, Ana Cristina Ribeiro de

  • Maria Beatriz Pereira da Silva

    Silva, Maria Beatriz Pereira da

DOI
10.37885/201001815
Publicado em

08/12/2020

Páginas

109-123

Capítulo

7

Resumo

O presente estudo utilizou-se da perspectiva de Michel Foucault para construção daquilo que se conhece como educação institucionalizada que existe na escola como principal agente disciplinar e formador da subjetividade dos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo geral do estudo foi demonstrar a relevância dos pressupostos filosóficos na visão de Michel Foucault sobre educação escolar. Do ponto de vista metodológico, a natureza das informações foram analisadas de maneira qualitativa, tendo como principais fontes os livros: Vigiar e Punir: nascimento da prisão e Michel Foucault: conceitos essenciais. Além disso, foram utilizados artigos do banco de dados da Scientific Eletronic Library (Scielo), com periodização entre os anos 2005 e 2016, através das palavras-chave: Educação, Michel Foucault, Saber-Poder. Os resultados obtidos foram traçados em capítulos que demonstraram os seguintes fatos: Foucault teve uma forte influência do legado de Nietzsche e Kant, respectivamente, utilização da historicidade, e crítica ao sujeito transcendental e normativo pelo rompimento da categoria limite. Foram esses dois principais pontos que inauguraram a gênese dos debates sobre a relação de saber-poder intimamente ligados aos discursos fomentados nas instituições, principalmente pela escola como principal reprodutor do sistema dominante, utilizando-se de mecanismos: disciplina, sanções, exames, posicionamento em filas, etc., com o intuito de aprisionar a subjetividade dos indivíduos, moldando-os para um fim último. A pesar disso, Foucault deixa claro que o aparelho estatal ainda com vestígios da modernidade está em crise, ou seja, a escola contemporânea que se conhece hoje está em ruinas, pelo fato de não acompanhar as constantes transformações decorrentes da historicidade intrínseca ao ser.

Palavras-chave

Michel Foucault. Escola. Educação

Autor(a) Correspondente
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