CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM SENHOR DO BONFIM-BA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Code: 220609280
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Título

CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM SENHOR DO BONFIM-BA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Wellington Dantas De Sousa

    SOUSA, W. D.

  • Franklin Vieira Costa

    COSTA, F. V.

  • Elielma Santana Fernandes

    FERNANDES, E. S.

  • Jorge LuÍs Cavalcanti Ramos

    RAMOS, J. L. C.

  • Lucia Marisy Souza Ribeiro De Oliveira

    OLIVEIRA, L. M. S. R.

DOI
10.37885/220609280
Publicado em

30/07/2022

Páginas

50-62

Capítulo

4

Resumo

Dentre as propostas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), está a de aproximar a comunidade rural do poder público municipal. Os CMDRS são órgãos consultivos e deliberativos, que tem o papel de prover o planejamento, o monitoramento e a gestão de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento sustentável do município. Ante o exposto, o presente estudo, com foco em relatos de experiência, teve por objetivo analisar o papel do CMDRS de Senhor do Bonfim, município localizado no interior da Bahia e pertencente ao Território Piemonte Norte do Itapicuru. Para tanto, foram coletados relatos de 06 (seis) participantes, sendo metade pertencente ao CMDRS e a outra metade de membros das comunidades rurais, sendo possível, dessa forma, obter olhares diferentes em relação à atuação do Conselho. Desse modo, os resultados da pesquisa, de maneira geral, evidenciam que o CMDRS de Senhor do Bonfim tem buscado fortalecer a participação ativa dos seus conselheiros, que os conselheiros necessitam de mais incentivos por parte do poder público municipal e demais esferas governamentais, bem como da participação das comunidades. Por outro lado, as comunidades reconhecem o esforço dos participantes do CMDRS, no entanto, precisam de ações efetivas para melhoria das atividades e fortalecimento da agricultura familiar no município.

Palavras-chave

Conselho municipal, Desenvolvimento sustentável, Comunidades rurais, Aprendizagem social.

Autor(a) Correspondente
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