CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Code: 220308071
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Título

CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO EM UM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EM AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores(as):
  • Paulo Cesar Oliveira

    Oliveira, Paulo Cesar

  • José Antonio Garzón-Guerrero

    Garzón-Guerrero, José Antonio

  • Beatriz de Macêdo Zero

    Zero, Beatriz de Macêdo

  • Aline Susan Evangelista

    Evangelista, Aline Susan

  • Ricardo Campanha Almagro

    Almagro, Ricardo Campanha

DOI
10.37885/220308071
Publicado em

31/03/2022

Páginas

273-290

Capítulo

21

Resumo

Este relato de pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento especializado de uma estagiária inserida em um contexto de formação inicial de professor de matemática. A pesquisa de natureza qualitativa teve seu percurso metodológico traçado em um contexto de ensino remoto, cuja produção de informações submetida à análise contemplou a tríade registros escritos, gravações das aulas e construção do mapa conceitual, sobre a qual emergiu os episódios de aulas que se proposita relatar, analisar e discutir. Como resultado de pesquisa, destacamos a mobilização, por parte da licencianda, dos domínios do Conhecimento Matemático (MK) e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) relacionados ao conceito de função, abordado no decorrer das aulas de Estágio Supervisionado de Matemática para a educação Básica.

Palavras-chave

Formação inicial do professor, Caso de Ensino, Modelo MTSK, Registro de Representação Semiótica.

Autor(a) Correspondente
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