CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Code: 211106610
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Título

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Autores(as):
  • Simone de Lima Franco Rodrigues

  • Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva

  • Marianne Louise Marinho Mendes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211106610
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    78-92

    Capítulo

    6

    Resumo

    Objetivo: Investigar o conhecimento docente acerca das doençãs crônicas não transmissíveis e sua associação entre os fatores de risco e as morbidades, bem como verificar a relevância da temática na formação do educando e o enfrentamento das possíveis dificuldades em sua prática. Método: A pesquisa ocorreu em oito escolas da Rede Municipal do Ensino Fundamental, na zona urbana de Petrolina-PE. Os participantes representativos foram quatorze professores de Ciências do 8º ano. Trata-se de uma análise descritiva, de cunho quanti-qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa questionário autoaplicável, constituído por questões abertas e fechadas, que avaliava o conhecimento dos professores acerca das questões de saúde e associação entre os fatores de risco e as morbidades investigadas, bem como, as possíveis dificuldades no enfrentamento da efetivação das atividades pedagógica pelo corpo docente. Resultados: Observou-se um maior número de associação incorreta dos docentes, com relação a câncer de pulmão, sedentarismo e má alimentação, bem como diabetes associada ao fumo. Contudo os resultados apontaram o enfrentamento das dificuldades e desafios na prática ao ministrar conteúdos associados a temática. Constatou-se a relevância da inserção das questões de saúde como proposta curricular para formação integral do aluno. Evidenciou-se a necessidade de maiores esclarecimentos dos docentes, fundamentado no conhecimento científico sobre a temática. Conclusão: Na perspectiva de perceber o conhecimento docente, evidenciou-se o quanto se faz necessário, aportes didáticos como subsídio teórico e prático, para a mediação do conhecimento acerca das questões de saúde e associações entre morbidades e fatores de risco em sala de aula.

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    Palavras-chave

    Educação em saúde, Docentes; DCNT, Ciências.

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