CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Code: 211106610
5
2
Título

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Autores(as):
  • Simone de Lima Franco Rodrigues

    Rodrigues, Simone de Lima Franco

  • Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva

    Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da

  • Marianne Louise Marinho Mendes

    Mendes, Marianne Louise Marinho

DOI
10.37885/211106610
Publicado em

01/04/2022

Páginas

78-92

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Investigar o conhecimento docente acerca das doençãs crônicas não transmissíveis e sua associação entre os fatores de risco e as morbidades, bem como verificar a relevância da temática na formação do educando e o enfrentamento das possíveis dificuldades em sua prática. Método: A pesquisa ocorreu em oito escolas da Rede Municipal do Ensino Fundamental, na zona urbana de Petrolina-PE. Os participantes representativos foram quatorze professores de Ciências do 8º ano. Trata-se de uma análise descritiva, de cunho quanti-qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa questionário autoaplicável, constituído por questões abertas e fechadas, que avaliava o conhecimento dos professores acerca das questões de saúde e associação entre os fatores de risco e as morbidades investigadas, bem como, as possíveis dificuldades no enfrentamento da efetivação das atividades pedagógica pelo corpo docente. Resultados: Observou-se um maior número de associação incorreta dos docentes, com relação a câncer de pulmão, sedentarismo e má alimentação, bem como diabetes associada ao fumo. Contudo os resultados apontaram o enfrentamento das dificuldades e desafios na prática ao ministrar conteúdos associados a temática. Constatou-se a relevância da inserção das questões de saúde como proposta curricular para formação integral do aluno. Evidenciou-se a necessidade de maiores esclarecimentos dos docentes, fundamentado no conhecimento científico sobre a temática. Conclusão: Na perspectiva de perceber o conhecimento docente, evidenciou-se o quanto se faz necessário, aportes didáticos como subsídio teórico e prático, para a mediação do conhecimento acerca das questões de saúde e associações entre morbidades e fatores de risco em sala de aula.

Palavras-chave

Educação em saúde, Docentes; DCNT, Ciências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.