CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO
Simone de Lima Franco Rodrigues
Rodrigues, Simone de Lima Franco
Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva
Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da
Marianne Louise Marinho Mendes
Mendes, Marianne Louise Marinho
01/04/2022
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Objetivo: Investigar o conhecimento docente acerca das doençãs crônicas não transmissíveis e sua associação entre os fatores de risco e as morbidades, bem como verificar a relevância da temática na formação do educando e o enfrentamento das possíveis dificuldades em sua prática. Método: A pesquisa ocorreu em oito escolas da Rede Municipal do Ensino Fundamental, na zona urbana de Petrolina-PE. Os participantes representativos foram quatorze professores de Ciências do 8º ano. Trata-se de uma análise descritiva, de cunho quanti-qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa questionário autoaplicável, constituído por questões abertas e fechadas, que avaliava o conhecimento dos professores acerca das questões de saúde e associação entre os fatores de risco e as morbidades investigadas, bem como, as possíveis dificuldades no enfrentamento da efetivação das atividades pedagógica pelo corpo docente. Resultados: Observou-se um maior número de associação incorreta dos docentes, com relação a câncer de pulmão, sedentarismo e má alimentação, bem como diabetes associada ao fumo. Contudo os resultados apontaram o enfrentamento das dificuldades e desafios na prática ao ministrar conteúdos associados a temática. Constatou-se a relevância da inserção das questões de saúde como proposta curricular para formação integral do aluno. Evidenciou-se a necessidade de maiores esclarecimentos dos docentes, fundamentado no conhecimento científico sobre a temática. Conclusão: Na perspectiva de perceber o conhecimento docente, evidenciou-se o quanto se faz necessário, aportes didáticos como subsídio teórico e prático, para a mediação do conhecimento acerca das questões de saúde e associações entre morbidades e fatores de risco em sala de aula.
Educação em saúde, Docentes; DCNT, Ciências.
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