CONHECENDO A MATEMÁTICA LÚDICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Flávia Rosário
Rosário, Flávia
Elisangela Castedo Maria do Nascimento
Nascimento, Elisangela C. M
Aparecida de Sousa dos Santos
Santos, Aparecida de Sousa
Larissa Cristina Rocha
Rocha, Larissa Cristina
31/03/2022
184-192
14
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de pedagogia realizado com o objetivo de destacar a relevância que o Lúdico possui no processo de Ensino e Aprendizagem da disciplina de Matemática, enfatizando que o mesmo deve ser bem trabalhado nas escolas, para que futuramente os educandos não apresentem dificuldades graves, quanto à construção do pensamento lógico. Atualmente o ensino da Matemática se apresenta descontextualizado, distante da compreensão dos educandos, mero expectador e não um sujeito partícipe. Aprender matemática é desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. O objetivo deste trabalho é apontar alternativas visando a motivação, o desenvolvimento da autoconfiança, da organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo, nos estudantes a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.
Lúdico, Matemática, Aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.