CONHECENDO A MATEMÁTICA LÚDICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220308033
3
1
Título

CONHECENDO A MATEMÁTICA LÚDICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Flávia Rosário

    Rosário, Flávia

  • Elisangela Castedo Maria do Nascimento

    Nascimento, Elisangela C. M

  • Aparecida de Sousa dos Santos

    Santos, Aparecida de Sousa

  • Larissa Cristina Rocha

    Rocha, Larissa Cristina

DOI
10.37885/220308033
Publicado em

31/03/2022

Páginas

184-192

Capítulo

14

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de pedagogia realizado com o objetivo de destacar a relevância que o Lúdico possui no processo de Ensino e Aprendizagem da disciplina de Matemática, enfatizando que o mesmo deve ser bem trabalhado nas escolas, para que futuramente os educandos não apresentem dificuldades graves, quanto à construção do pensamento lógico. Atualmente o ensino da Matemática se apresenta descontextualizado, distante da compreensão dos educandos, mero expectador e não um sujeito partícipe. Aprender matemática é desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. O objetivo deste trabalho é apontar alternativas visando a motivação, o desenvolvimento da autoconfiança, da organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo, nos estudantes a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave

Lúdico, Matemática, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.