CONGRUÊNCIA ENTRE O BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS FORMADO PELAS UNIVERSIDADES E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DEMANDADO PELO MERCADO.

Code: 230713618
4
0
Título

CONGRUÊNCIA ENTRE O BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS FORMADO PELAS UNIVERSIDADES E O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DEMANDADO PELO MERCADO.

Autores(as):
  • Luílla Geralda Marques Mattos

    Mattos, Luílla Geralda Marques

  • Almir Rodrigues Durigon

    Durigon, Almir Rodrigues

  • Fernanda Mosseline Josende Coan

    Coan, Fernanda Mosseline Josende

DOI
10.37885/230713618
Publicado em

31/08/2023

Páginas

39-57

Capítulo

3

Resumo

Este artigo foi elaborado para abrandar a inquietação diante da incerteza de qualificação correta aos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelas universidades do Centro- Oeste brasileiro. Para tal buscou-se levantar junto ao site Trabalha Brasil os empregos no Centro-Oeste ofertados para contadores e quais as habilidades e o perfil desejado e foi comparado com as habilidades e o perfil almejado pelos cursos de Ciências Contábeis de todas as universidades públicas desta região contidos em seus Projetos Político Pedagógicos. Ao todo foram encontradas oito universidades públicas que ofertam o curso na região, sendo quatro estaduais e quatro federais. Por fim, comparou-se a demanda do mercado e a oferta gerada pelas universidades e constatou-se que os currículos dos cursos tendem a formar profissionais com as habilidades necessárias, poucas disciplinas ainda devem ser inseridas no rol de disciplinas obrigatórias, a fim de atender uma demanda mais específica de alguns estados.

Palavras-chave

Bacharel em Contabilidade. Mercado. Perfil Profissiográfico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.