CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E LIXO TÓXICO: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NO CASO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE BAUXITA, EM ULIANÓPOLIS (PA)

Code: 221111118
12
0
Título

CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E LIXO TÓXICO: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NO CASO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE BAUXITA, EM ULIANÓPOLIS (PA)

Autores(as):
  • Louise Rejane de Araújo Silva Severino

    Severino, R. A. S.

  • Simara Farias Rocha

    Rocha, S. F

  • Leulina Antônio Mendanha

    Mendanha, L. M

  • Layse Pereira Favacho da Rocha

    Rocha, L. P. F.

DOI
10.37885/221111118
Publicado em

31/01/2023

Páginas

57-65

Capítulo

4

Resumo

O presente ensaio irá tratar sobre os conflitos socioambientais decorrentes dos danos ambientais causados pela instalação da Companhia Brasileira de Bauxita, em uma área de floresta tropical, na cidade de Ulianópolis/PA, região Amazônica, Brasil, para a exploração minerária da bauxita na década de 1980 e, posteriormente, a destinação final de resíduos sólidos. A atividade desenvolvida, entre o período de 1999 a 2002, por várias empresas nacionais e internacionais, de grande porte, encaminharam seus resíduos industriais para área, virando um lixo tóxico a céu aberto ainda hoje sem tratamento, com graves consequências. O caso será analisado a partir dos conceitos sobre os conflitos e danos sócio ambientais, visto que populações mais pobres, negras e latinas recebem as maiores parcelas de poluição e têm menos acesso aos serviços socioambientais. Os danos ambientais, inclusive em Área de Preservação Permanente-APP provocaram a atuação do Ministério Público do Estado do Pará- MPPA de forma a ajuizar várias ações judiciais.

Palavras-chave

Lixo Tóxico, Danos, Conflitos socioambientais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.