CONFIANÇA DO PACIENTE HOSPITALIZADO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM

Code: 210203112
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Título

CONFIANÇA DO PACIENTE HOSPITALIZADO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Paulo Henrique da Cruz Ferreira

    Ferreira, Paulo Henrique da Cruz

  • Valéria da Silva Baracho

    Baracho, Valéria da Silva

  • Ághata Barbosa Ramalho Caldeira

    Caldeira, Ághata Barbosa Ramalho

  • Camila de Fátima Guedes

    Guedes, Camila de Fátima

  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro

    Ribeiro, Liliane da Consolação Campos

  • Helisamara Mota Guedes

    Guedes, Helisamara Mota

  • Bárbara Ribeiro Barbosa

    Barbosa, Bárbara Ribeiro

  • Gessiane de Fátima Gomes

    Gomes, Gessiane de Fátima

  • Taysa Sant Ana Ferreira

    Ferreira, Taysa Sant Ana

  • Alessandra de Campos Fortes Fagundes Serrano

    Serrano, Alessandra de Campos Fortes Fagundes

DOI
10.37885/210203112
Publicado em

31/03/2021

Páginas

73-82

Capítulo

6

Resumo

Falar do relacionamento interpessoal, confiança, entre o enfermeiro e paciente diz respeito à atenção cuidadosa, ao ouvir, à empatia, e comunicação efetiva. No âmbito da Enfermagem, não se pode pensar na ação profissional sem ter em linha de conta a importância do processo comunicativo, e confiança depositada durante o processo da assistência. Objetivo: Nesse sentido esse capítulo propõe a avaliar a confiança do paciente hospitalizado com a equipe de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado em uma instituição hospitalar pública e de ensino que oferece atendimento a pacientes particulares, de convênios médicos e do sistema único de saúde da região do Vale do Jequitinhonha. Resultados: Participaram do estudo 223 indivíduos, utilizando o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), adaptado e validado no Brasil. Os resultados apontam satisfação dos clientes. A média de satisfação dos pacientes com o atendimento de enfermagem encontrada foi de 3,78. Entretanto grande parte dos entrevistados não consideram o enfermeiro com uma pessoa agradável, não sentem à vontade para conversar e fazer perguntas, são incompreensíveis quanto aos problemas expostos, e não conseguem entender como se sentem. Considerações finais: Consideramos que os resultados obtidos são pertinentes, uma vez que, é essencial que o profissional da enfermagem reconheça e saiba lidar com as fragilidades e insatisfações a que os pacientes estão submetidos principalmente diante de uma internação, com o objetivo de melhorar a qualidade assistencial.

Palavras-chave

Confiança; Satisfação do paciente; Qualidade da Assistência à saúde.

Autor(a) Correspondente
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