CONDORCET: PRESSUPOSTOS E RELEVÂNCIA DA INSTRUÇÃOPÚBLICA

Code: 230613251
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Título

CONDORCET: PRESSUPOSTOS E RELEVÂNCIA DA INSTRUÇÃOPÚBLICA

Autores(as):
  • Márcia Fontes

    Fontes, Márcia Dos Santos

  • Josilene Barbosa

    Barbosa, Josilene Souza Lima

DOI
10.37885/230613251
Publicado em

30/06/2023

Páginas

122-135

Capítulo

8

Resumo

Tido como um dos últimos filósofos iluministas na França, o Marquês de Condorcetaliou o ideal de esclarecimento humano a uma proposta política de concretizaçãodesse ideal quando, em 1792, entregou um relatório propondo um plano completo deorganização da instrução nacional que tinha como fundamento o exercício daliberdade e a defesa da igualdade capaz de excluir toda e qualquer dependência. Talproposta ficou conhecida como as Cinco Memórias sobre a Instrução Pública. A fimde compreendermos o teor e a relevância dessa proposta, trilharemos o seguintepercurso: 1. Analisaremos como o modo de instrução defendido por ele busca ser oviés condutor e conjugador do saber universal, tal como se encontra elaborado numdado momento histórico, e o saber elementar, processo que tem como pressuposto acompreensão de perfectibilidade humana; 2. Apresentaremos a proposta educacionalde Condorcet nas três etapas do seu projeto de instrução buscando abarcar seuspressupostos numa compreensão de pessoa humana e de progresso do espíritohumano; 3. Tais pressupostos e métodos produz algumas implicações que podem serexpressas nas questões que nos guiarão: visto ser todo indivíduo naturalmente dadoà perfectibilidade, donde provém a necessidade de sermos instruídos? De que modopodem ser conjugadas, na prática educativa, a liberdade e a “igualdade de fato”,consequentes da proposta de uma instrução pública universalizante? Pretendemos,portanto, lançar um pouco de luz sobre as concepções que servem de base sólida a Condorcet para que, como um espelho, nos permita refletir sobre a presente condiçãoda educação.

Palavras-chave

Condorcet, Educação pública, Igualdade, Progresso humano.

Autor(a) Correspondente
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