CONDICIONAMENTO VOCAL E RESPIRATÓRIO (CVR) EM PROFISSIONAIS DA VOZ: ESTUDO DE CASOS

Code: 220408715
9
0
Título

CONDICIONAMENTO VOCAL E RESPIRATÓRIO (CVR) EM PROFISSIONAIS DA VOZ: ESTUDO DE CASOS

Autores(as):
  • Léslie Piccolotto Ferreira

    Ferreira LP

  • Maria Cristina De Menezes Borrego

    Borrego MC de M

  • Aline Aparecida Silva

    Silva AA

  • Milena Zavarize Da Silva

    Silva MZ

  • Patricia Piccin Bertelli Zuleta

    Zuleta PPB

  • Renata Escorcio

    Escorcio, Renata

DOI
10.37885/220408715
Publicado em

31/08/2023

Páginas

176-194

Capítulo

16

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

Introdução: a integração de intervenções fonoaudiológica e fisioterapêutica tem se mostrado positiva para melhorar o desempenho vocal de profissionais da voz. Objetivo: analisar os efeitos após prática realizada por meio de exercícios vocais (Exercícios de Trato Vocal Semiocluído-ETVSO) e respiratórios (uso do dispositivo Respiron Classic®). Método: estudo de intervenção (pré e pós), denominado Condicionamento Vocal e Respiratório (CVR), que contou com três profissionais da voz que preencheram antes e depois instrumentos para avaliação de presença autorreferida de desvantagem vocal (IDV-10), fadiga vocal (IFV) e sintomas após realização de suas apresentações (EASE-BR); foram avaliados quanto aos parâmetros de qualidade vocal e tempo máximo fonatório; e avaliação da força muscular respiratória e ventilação voluntária máxima. Os exercícios apresentados durante os encontros foram também realizados em casa, com registro sobre conforto vocal e respiratório (nota de 0 a 10). Os dados foram analisados de forma descritiva e submetidos a testes estatísticos. Resultados: os índices referentes aos instrumentos aplicados evidenciaram, no momento pós, menor desvantagem e fadiga vocal. As notas dadas ao conforto vocal e respiratório mostraram-se progressivamente melhores no decorrer do programa (p<0,001). Na avaliação de voz foram percebidos aumento do tempo máximo fonatório e manutenção de alguns parâmetros da qualidade vocal. Os índices dos testes de endurance (MVV) e da PImáx e PEmáx aumentaram depois do treinamento. No relato dos participantes houve registro também de melhora quanto às condições físicas. Conclusão: o programa CVR registrou melhora global no condicionamento vocal e respiratório, com repercussão positiva no desempenho vocal dos participantes.

Palavras-chave

Voz, Treinamento da voz, Condicionamento físico humano. Exercícios Respiratórios, Endurance, Teste de Função Respiratória

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.