CONCEPÇÕES E CRENÇAS SOBRE A MATEMÁTICA: O CONTEXTO DE UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Code: 201102285
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Título

CONCEPÇÕES E CRENÇAS SOBRE A MATEMÁTICA: O CONTEXTO DE UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Autores(as):
  • Nelson Luiz Graf Odi

    Odi, Nelson Luiz Graf

  • Magda Cabral Costa Santos

    Santos, Magda Cabral Costa

DOI
10.37885/201102285
Publicado em

04/02/2021

Páginas

261-275

Capítulo

16

Resumo

A construção das ideias matemáticas e porque não a construção dela própria, longe de ser linear, está atrelada a fatos em tempos e lugares marcados na experiência cognitiva da humanidade. A matemática passou por distintas fazes de desenvolvimento, recebendo a contribuição de diferentes sujeitos, povos e culturas sofrendo embates teóricos e ressignificação de seus fundamentos. Cada qual, a seu tempo, influenciando e sendo influenciado em maior ou menor grau pelas condicionantes temporais, culturais e locais e da perspectiva contemporânea da sua evolução, o que recomenda fortemente compreender a construção do conhecimento matemático como um processo histórico. A presente pesquisa buscou identificar a partir da literatura os elementos basilares deste processo. Partiu-se da hipótese de que os modos de ver e tratar a matemática, permitem estabelecer uma espécie de campo de influência bem definido sobre as convicções, preferências e escolhas, individuais e/ou da coletividade, ao tratar deste campo científico. A investigação levou a identificação de ao menos dois condicionantes, ligados às diferentes perspectivas filosóficas da matemática: as crenças e as concepções. Resultados preliminares indicam que as crenças são influenciadas pela cultura e referem-se à aceitação de uma ideia sem o devido suporte teórico, enquanto as concepções têm uma natureza essencialmente cognitiva

Palavras-chave

Matemática, Concepções, Crenças, Filosofia

Autor(a) Correspondente
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