CONCEPÇÕES DE LÍNGUA/LINGUAGEM E ATIVIDADES DE SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Code: 230914231
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Título

CONCEPÇÕES DE LÍNGUA/LINGUAGEM E ATIVIDADES DE SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(a):
  • Rita De Cassia Dos Santos Silva Santos Silva

    Santos Silva, Rita De Cassia Dos

DOI
10.37885/230914231
Publicado em

30/10/2023

Páginas

52-62

Capítulo

3

Resumo

Dada a íntima relação existente entre concepções de língua e trabalho com atividades de linguagem, discutimos, como objetivo amplo, as principais concepções de língua e como elas se relacionam com as atividades selecionadas/construídas para serem trabalhadas com os alunos. Especificamente, analisamos, dois exercícios usados pela professora da turma de 8º ano de uma escola pública da periferia da cidade de Maceió, em Alagoas, onde realizei meu Estágio Curricular Supervisionado I – de Observação. Os estudos de Antunes (2010), PCN (1997), Saussure (1995), Freire (1987) e Bakhtin/Volochínov (1981) subsidiaram nossa pesquisa. Defendemos que um trabalho em sala de aula, a partir de uma abordagem discursiva da língua, melhor atende à pretensão de formação do aluno crítico, protagonista de sua própria aprendizagem – o que não exclui, necessariamente, atividades de análise linguística de tendência estruturalista, desde que elas tenham um objetivo para além do fim nelas mesmas. Concluímos que concepções de língua/linguagem e atividades de sala de aula de Língua Portuguesa possuem relações intrínsecas, e que, portanto, o professor precisa conhecer tais teorias para que sua prática docente seja, cada vez mais, coerente, consistente e consciente, de acordo com cada realidade pedagógica.

Palavras-chave

Concepções de linguagem, Atividades de sala de aula, Formação docente.

Autor(a) Correspondente
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