CONCEITUAR, MANIPULAR E APLICAR MATEMÁTICA: O LABORATÓRIO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COMO CAMINHO POSSÍVEL

Code: 201102271
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Título

CONCEITUAR, MANIPULAR E APLICAR MATEMÁTICA: O LABORATÓRIO DE ENSINO EM MATEMÁTICA COMO CAMINHO POSSÍVEL

Autores(as):
  • Nelson Luiz Graf Odi

    Odi, Nelson Luiz Graf

  • Magda Cabral Costa Santos

    Santos, Magda Cabral Costa

DOI
10.37885/201102271
Publicado em

04/02/2021

Páginas

549-561

Capítulo

36

Resumo

A ação extensionista posta em prática neste projeto aliou os processos de conceituação, manipulação e a aplicação da Matemática fazendo o uso de materiais pedagógicos manipuláveis. Numa iniciativa ímpar, apresentou o IFMT – Campus Rondonópolis, sua estrutura e os cursos do Ensino Médio Integrado a alunos concluintes do ensino fundamental. No biênio 2027-2018 foram realizadas oficinas e minicursos voltados a professores e alunos da educação básica. Neste período, participaram aproximadamente setecentos estudantes e seus professores, num processo de formação participativa e continuada, consolidando ações de uso efetivo do Laboratório de Práticas de Ensino em Ciências da Natureza e em Matemática - LEMAT e promovendo o estreitamento das relações com as Escolas Públicas. Os resultados alcançados até aqui, indicam ser possível criar experiências matemáticas significativas com uso de material concreto manipulativo, construindo conceitos e ao mesmo tempo, possibilitando aos professores em serviço a melhor preparação e execução de suas aulas.

Palavras-chave

Laboratório de Matemática; Investigação Matemática; Ensino; Material Pedagógico

Autor(a) Correspondente
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