COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAES) DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL

Code: 220809790
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Título

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAES) DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL

Autores(as):
  • Emerson José da Silva

    SILVA, Emerson José

  • Alessandro Vinicius de Paula

    PAULA, Alessandro Vinicius

DOI
10.37885/220809790
Publicado em

01/10/2022

Páginas

82-98

Capítulo

6

Resumo

O bem-estar físico e psicológico do servidor público devem ser garantidos diante da necessidade de adaptação às novas tecnologias e distintas relações de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar os níveis do Comprometimento Organizacional dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal do estado de Mato Grosso. É uma pesquisa de natureza quantitativa, que utilizou como instrumento a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) e contou com 318 servidores técnicos administrativos participantes. A análise dos resultados indicou servidores TAEs comprometidos com o desempenho organizacional, que se identificam com a filosofia da empresa; no entanto, sem vínculo afetivo consolidado, sem sentimento de pertencimento à um grupo ou à instituição, indicando que buscam uma carreira sólida, mas preferem construí-la sem vínculos emocionais. Esta pesquisa amplia os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho no serviço público federal e pode contribuir para o desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas, que alinhem o bem-estar dos servidores e melhorias na prestação do serviço público.

Palavras-chave

Comprometimento no trabalho, Servidores públicos federais, Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO).

Autor(a) Correspondente
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