COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAES) DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL
Emerson José da Silva
SILVA, Emerson José
Alessandro Vinicius de Paula
PAULA, Alessandro Vinicius
01/10/2022
82-98
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SAÚDE DO TRABALHADOR: AÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA O CUIDADO INTEGRAL
O bem-estar físico e psicológico do servidor público devem ser garantidos diante da necessidade de adaptação às novas tecnologias e distintas relações de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar os níveis do Comprometimento Organizacional dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal do estado de Mato Grosso. É uma pesquisa de natureza quantitativa, que utilizou como instrumento a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) e contou com 318 servidores técnicos administrativos participantes. A análise dos resultados indicou servidores TAEs comprometidos com o desempenho organizacional, que se identificam com a filosofia da empresa; no entanto, sem vínculo afetivo consolidado, sem sentimento de pertencimento à um grupo ou à instituição, indicando que buscam uma carreira sólida, mas preferem construí-la sem vínculos emocionais. Esta pesquisa amplia os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho no serviço público federal e pode contribuir para o desenvolvimento de políticas de gestão de pessoas, que alinhem o bem-estar dos servidores e melhorias na prestação do serviço público.
Comprometimento no trabalho, Servidores públicos federais, Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO).
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