COMPREENDENDO CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM UTILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 201202463
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Título

COMPREENDENDO CRITÉRIOS DE VALIDAÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM UTILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Ulisses Dias da Silva

  • Luzia da Costa Tonon Martarelli

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202463
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    372-388

    Capítulo

    22

    Resumo

    Esse trabalho analisa as concepções e crenças de professores sobre a validade de diferentes soluções de um problema de contagem. Essa pesquisa se justifica pois: (i) problemas de contagem podem apresentar uma série de soluções que envolvem diferentes formas de pensar; (ii) professores costumam valorizar soluções com base em raciocínios padronizados, muitas vezes considerando inválidas soluções corretas porque não se enquadram nesses modelos e (iii) compreender as concepções e crenças desses professores pode servir para estabelecer estratégias, tanto na formação inicial, quanto continuada, para reconhecer e valorizar raciocínios não-padronizados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos pré-selecionados, que foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo, e após sucessivas categorizações, foram identificadas três posturas acerca do ensino de contagem, oriundas das entrevistas: postura sintetizante, dialógica e contraditória. Concluímos que diferentes posturas sobre as validações de soluções se expressam em concepções de ensino de contagem em sala de aula, com implicações para qual forma de ensinar e avaliar matemática será apresentada aos alunos.

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    Palavras-chave

    Formação de Professores. Contagem. Concepções e Crenças. Análise de Soluções de Problemas.

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