COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO 21 EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 230412759
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Título

COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO 21 EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Patrícia Páfaro Gomes Anhão

    Anhão, Patrícia Páfaro Gomes

  • Maria Madalena Moraes Sant’anna

    Sant’Anna, Maria Madalena Moraes

  • Luzia Iara Pfeifer

    Pfeifer, Luzia Iara

DOI
10.37885/230412759
Publicado em

31/05/2023

Páginas

92-105

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Verificar se há diferenças na frequência dos comportamentos de crianças com trissomia do 21 (T21) e de desenvolvimento típico (DT) quando inseridas em Escolas de Educação Infantil. Métodos: Estudo de caráter descritivo, observacional e não experimental, composto por um grupo de 7 crianças com T21 e outro com 7 crianças com DT, com idade entre 4 a 6 anos nos ambientes sala de aula, parque, brinquedos em sala e refeitório. Foram realizados 180 minutos de filmagens por participantes. Os dados foram analisados pelo teste de Mann-Whitney para comparação entre grupos. Resultados: nas categorias realiza o mesmo tipo de atividade; observa outras crianças; está atenta na atividade que está desempenhando e interage com outra criança, há diferenças evidentes entre os grupos (p <0,001), com maior frequência destes comportamentos no grupo DT. Nas categorias brinca de faz de conta; imita e recebe auxílio verbal de outra criança; interage e observa a professora, não há diferenças evidentes (p > 0,088) entre os grupos. Nas categorias apresenta dificuldades em realizar funções psicomotoras; recebe auxílio verbal e físico da professora; e realiza ações incompatíveis com o ambiente há diferenças evidentes entre os grupos (p <0,001), com maior frequência destes comportamentos no grupo com T21. Conclusão: Crianças T21 desempenham comportamentos semelhantes às DT, mas com diferenças nas frequências.

Palavras-chave

Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
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