COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO 21 EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Páfaro Gomes Anhão
Anhão, Patrícia Páfaro Gomes
Maria Madalena Moraes Sant’anna
Sant’Anna, Maria Madalena Moraes
Luzia Iara Pfeifer
Pfeifer, Luzia Iara
31/05/2023
92-105
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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS
Objetivo: Verificar se há diferenças na frequência dos comportamentos de crianças com trissomia do 21 (T21) e de desenvolvimento típico (DT) quando inseridas em Escolas de Educação Infantil. Métodos: Estudo de caráter descritivo, observacional e não experimental, composto por um grupo de 7 crianças com T21 e outro com 7 crianças com DT, com idade entre 4 a 6 anos nos ambientes sala de aula, parque, brinquedos em sala e refeitório. Foram realizados 180 minutos de filmagens por participantes. Os dados foram analisados pelo teste de Mann-Whitney para comparação entre grupos. Resultados: nas categorias realiza o mesmo tipo de atividade; observa outras crianças; está atenta na atividade que está desempenhando e interage com outra criança, há diferenças evidentes entre os grupos (p <0,001), com maior frequência destes comportamentos no grupo DT. Nas categorias brinca de faz de conta; imita e recebe auxílio verbal de outra criança; interage e observa a professora, não há diferenças evidentes (p > 0,088) entre os grupos. Nas categorias apresenta dificuldades em realizar funções psicomotoras; recebe auxílio verbal e físico da professora; e realiza ações incompatíveis com o ambiente há diferenças evidentes entre os grupos (p <0,001), com maior frequência destes comportamentos no grupo com T21. Conclusão: Crianças T21 desempenham comportamentos semelhantes às DT, mas com diferenças nas frequências.
Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Aprendizagem.
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