COMPORTAMENTO INICIAL DE CHICÓRIA COM UTILIZAÇÃO DE ADUBAÇÃO QUÍMICA E ORGÂNICA ASSOCIADAS AO BIOCHAR: BIOCARVÃO COMO ALTERNATIVA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE ERYNGIUM FOETIDUM L.

Code: 200500374
23
6
Título

COMPORTAMENTO INICIAL DE CHICÓRIA COM UTILIZAÇÃO DE ADUBAÇÃO QUÍMICA E ORGÂNICA ASSOCIADAS AO BIOCHAR: BIOCARVÃO COMO ALTERNATIVA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE ERYNGIUM FOETIDUM L.

Autores(as):
  • J. R GALVÃO

    GALVÃO, J. R

  • Karine Almeida

    Almeida, Karine

  • Leonardo Carréra

    Carréra, Leonardo

  • Mauro Pacheco

    Pacheco, Mauro

  • Jeferson Carrera

    Carrera, Jeferson

  • Thiago Costa

    Costa, Thiago

  • Arley Cardoso

    Cardoso, Arley

DOI
10.37885/200500374
Publicado em

31/07/2020

Páginas

160-166

Capítulo

21

Resumo

A chicória é uma espécie de planta rústica, capaz de crescer e produzir em condições de adversidade, requer solos pouco ácidos e boa disponibilidade hídrica. É bem adaptada as condições edafoclimáticas da região, com características de altas temperaturas, alta umidade relativa e alto índice pluviométrico, podendo ser encontrada em toda a região amazônica. Objetivou-se avaliar o desempenho de mudas de chicória (E. foetidum L.) submetidas a adubações químicas e orgânica em associação com o biocarvão. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e cinco repetições, totalizando 25 unidades experimentais, sendo os tratamentos constituídos da associação de solo, com composto orgânico, adubação mineral e biocarvão, definidos pelos seguintes tratamentos: adubação química; adubação orgânica; adubação química + biocarvão; adubação orgânica + biocarvão e apenas solo. Aos 45 dias após o plantio avaliou-se o número de folhas, a área foliar, a massa fresca da parte aérea e da raiz, a massa seca da parte aérea e da raiz, volume e densidade de raízes. Os tratamentos que apresentaram associação com o biocarvão proporcionaram melhor desempenho das mudas de chicória, com destaque para os parâmetros massa fresca e seca da parte aérea e massa seca da raiz, que apresentaram os melhores resultados quando submetidas ao tratamento que associava o biocarvão a adubação orgânica. A massa seca da raiz mostrou melhor desempenho do tratamento que associava adubação química com o biocarvão.

Palavras-chave

Eryngium foetidum L., fertilizante mineral, composto orgânico, biofertilizante

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.