COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA NA BNCC NA PERSPECTIVA DE SUPERVISORAS DOS ANOS INICIAIS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA NA BNCC NA PERSPECTIVA DE SUPERVISORAS DOS ANOS INICIAIS
Karine Pertile
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo
04/02/2021
193-208
12
Neste estudo, objetivamos investigar como as competências específicas da Matemática propostas na BNCC são compreendidas por um grupo de supervisoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi de cunho qualitativo e realizada com supervisoras de uma cidade da região metropolitana da Serra Gaúcha. Dez supervisoras participaram de um grupo de discussão acerca do ensino de Matemática a partir do desenvolvimento de habilidades e competências. O foco da discussão foi as competências específicas da Matemática propostas pela BNCC. Os resultados foram analisados de forma descritiva interpretativa. A partir da análise, consideramos que futuras formações continuadas com professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais destinem-se a estudos mais aprofundados sobre conhecimentos matemáticos, recursos metodológicos e currículo, especialmente com base na BNCC, a fim de auxiliar no processo de aprendizagem de crianças.
Ler mais...Educação Matemática. Formação Continuada. Grupo de Discussão. Anos Iniciais. BNCC.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.