COMPETÊNCIA SOCIAL EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO COM PACIENTES QUE PASSARAM POR AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Code: 220910358
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Título

COMPETÊNCIA SOCIAL EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO COM PACIENTES QUE PASSARAM POR AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores(as):
  • Teresa Schoen

    Schoen, Teresa

  • Pepita Dayane Alves Benjamin

    Benjamin, P.

  • Maria Luíza Gomes-machado

    Gomes-Machado, M. L.

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, M.

DOI
10.37885/220910358
Publicado em

31/10/2022

Páginas

60-80

Capítulo

4

Resumo

Comportamento adaptativo/social refere-se a um conjunto de comportamentos que permite interações eficazes com outros humanos. Déficits nesta área estão relacionados a dificuldades familiares, acadêmicas e busca de atendimento psicológico. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a competência social de adolescentes que passaram por avaliação psicológica em uma clínica-escola, por meio de um instrumento de rastreamento. Método: Foram coletadas informações de 34 prontuários de indivíduos que passaram por avaliação psicológica nos períodos de 2015 a 2019. Destes, 11 (32,35%) eram do sexo feminino. As idades variaram de 10 a 18 anos (x=13,2 anos). O Child Behavior Checklist – CBCL - é composto de duas partes, sendo a primeira referente à competência social e foi preenchido pelo acompanhante responsável na sala de espera, majoritariamente mães biológicas (73,53%). Quanto maior o escore, melhor o indivíduo se encontra nesta área. O ponto de corte para as escalas individuais é o escore T 35 e da Escala Total, escore T 40. Resultado: Obtiveram escores baixos, sendo classificados como clínicos, na escala Competência em Atividades, 55,88% (x=35,06) dos pacientes; na escala competência Social, 45,45% (x=37,73); na escala Competência Escolar, 45,45% (x=35,73); e na Escala Total de Competência, 75,75% (x=31,06). Oito indivíduos foram classificados como clínicos nas três escalas individuais, todos tinham o diagnóstico de Deficiência Intelectual. Considerações Finais: O CBCL captou as dificuldades na área de Competência Social que costumam motivar a busca por atendimento psicológico. A Deficiência Intelectual é caracterizada por comprometimento de diferentes habilidades, as quais comprometem o comportamento adaptativo/social em ambientes sociais.

Palavras-chave

Adolescência, CBCL, Competência Social, Deficiência Intelectual.

Autor(a) Correspondente
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