COMO PENSAR OS CORPOS NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO ESCOLAR, PAUTADOS, SOBRETUDO PELO PODER DA DOCILIZAÇÃO E DO DISCIPLINAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR, E EM QUE SENTIDO PODE-SE DIZER QUE OS CORPOS SÃO FABRICADOS POR ESSE PODER E DISCIPLINAMENTO?

Code: 220709564
Downloads
4
Views
5
Compartilhe
Título

COMO PENSAR OS CORPOS NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO ESCOLAR, PAUTADOS, SOBRETUDO PELO PODER DA DOCILIZAÇÃO E DO DISCIPLINAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR, E EM QUE SENTIDO PODE-SE DIZER QUE OS CORPOS SÃO FABRICADOS POR ESSE PODER E DISCIPLINAMENTO?

Autor(a):
  • Vanderlei Da Silva Mendes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220709564
    Publicado em

    06/09/2022

    Páginas

    543-564

    Capítulo

    39

    Resumo

    Este trabalho desenvolveu um estudo conceitual e interpretativo acerca do pensamento de Michel Foucault e sua presença no campo da educação escolar. O foco foi refletir a importância do pensador francês para a educação, particularmente, sobre o papel dos corpos e seu disciplinamento, e as relações de poder presentes na escola. Como objetivo geral pretendeu-se discutir o problema dos corpos no processo educacional, desenvolvendo reflexões sobre os corpos dóceis e disciplinados. Identificou-se no pensamento de Michel Foucault as formas de docilização e disciplinamento nos processos de subjetivação escolar e refletimos sobre alguns dispositivos escolares, a fim de indicar formas de docilização e disciplinamento dos corpos no âmbito da educação escolar.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Corpo. Disciplina. Educação. Poder. Michel Foucault.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH V

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar