COMO OS SURDOS DEVEM SER EDUCADOS? OS SABERES EDUCACIONAIS EM DEBATE

Code: 201102282
25
8
Título

COMO OS SURDOS DEVEM SER EDUCADOS? OS SABERES EDUCACIONAIS EM DEBATE

Autores(as):
  • Fabiano Quadros Rückert

    Rückert, Fabiano Quadros

  • Carlos Roberto de Oliveira Lima

    Lima, Carlos Roberto de Oliveira

DOI
10.37885/201102282
Publicado em

04/01/2021

Páginas

191-207

Capítulo

13

Resumo

O texto se insere no campo dos estudos sobre a Educação de Surdos no Brasil e, a partir da bibliografia especializada e da legislação referente ao tema, explora o embate entre a educação bilíngue dos surdos promovida em escolas regulares e enquadrada no paradigma da Educação Especial, e a proposta de Escolas Bilíngues para surdos, defendida por lideranças do Movimento Surdo Brasileiro. Dentro deste escopo, o texto aborda as críticas produzidas à educação bilíngue atualmente em vigor, destaca a heterogeneidade dos sujeitos genericamente denominados surdos, trata das expectativas projetadas nas Escolas Bilíngues e ressalta a importância do comprometimento dos educadores com o atendimento da comunidade surda.

Palavras-chave

Educação de Surdos. Bilinguismo. Libras. Escolas Bilíngues.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.