COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS MOLDAM DIFERENTES TEORIAS DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Maryele Lázara Rezende
Rezende, Maryele Lázara
Gilmara Martins de Oliveira
Oliveira, Gilmara Martins de
Ana Carolina Alves Rodrigues Naves
Naves, Ana Carolina Alves Rodrigues
José Elenilson Cruz
Cruz, José Elenilson
01/12/2021
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ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS - VOLUME 3
A partir de 1980 as relações sociais passaram a fazer parte das teorias sobre estratégias competitivas das organizações e romperam com a visão exclusivamente econômica das estratégias, lançando um olhar sociológico sobre os grupos de organizações. Logo, o objetivo deste trabalho é avaliar como as relações sociais influenciam nas teorias sobre estratégias competitivas organizacionais. Para atingir esse objetivo, será avaliado em uma revisão narrativa da literatura como a taxonomia dos grupos possibilita uma diversidade de uso de aplicações das teorias. Verificou-se que elementos como tamanho e heterogeneidade/homogeneidade do grupo implica na análise e identificação de teorias que podem ser melhor aplicadas aos grupos. Logo, grupos grandes e heterogêneos, obtêm respostas para problemas de agência e coordenação em teorias com ECT, VBR, APL´s e Redes, e grupos pequenos obtém respostas mais eficientes a partir de teorias de ações coletivas.
Abordagem em Redes, Ações Coletivas, Arranjos Produtivos Locais, Economia dos Custos de Transações, Visão Baseada em Recursos.
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