COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS MOLDAM DIFERENTES TEORIAS DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 211006376
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Título

COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS MOLDAM DIFERENTES TEORIAS DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores(as):
  • Maryele Lázara Rezende

    Rezende, Maryele Lázara

  • Gilmara Martins de Oliveira

    Oliveira, Gilmara Martins de

  • Ana Carolina Alves Rodrigues Naves

    Naves, Ana Carolina Alves Rodrigues

  • José Elenilson Cruz

    Cruz, José Elenilson

DOI
10.37885/211006376
Publicado em

01/12/2021

Páginas

81-93

Capítulo

5

Resumo

A partir de 1980 as relações sociais passaram a fazer parte das teorias sobre estratégias competitivas das organizações e romperam com a visão exclusivamente econômica das estratégias, lançando um olhar sociológico sobre os grupos de organizações. Logo, o objetivo deste trabalho é avaliar como as relações sociais influenciam nas teorias sobre estratégias competitivas organizacionais. Para atingir esse objetivo, será avaliado em uma revisão narrativa da literatura como a taxonomia dos grupos possibilita uma diversidade de uso de aplicações das teorias. Verificou-se que elementos como tamanho e heterogeneidade/homogeneidade do grupo implica na análise e identificação de teorias que podem ser melhor aplicadas aos grupos. Logo, grupos grandes e heterogêneos, obtêm respostas para problemas de agência e coordenação em teorias com ECT, VBR, APL´s e Redes, e grupos pequenos obtém respostas mais eficientes a partir de teorias de ações coletivas.

Palavras-chave

Abordagem em Redes, Ações Coletivas, Arranjos Produtivos Locais, Economia dos Custos de Transações, Visão Baseada em Recursos.

Autor(a) Correspondente
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