CLIMA E CULTURA DE SEGURANÇA (VERSÃO NASA): TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDADE DE CONTEÚDO DE UMA MEDIDA NUMA UNIDADE AÉREA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Code: 220508838
7
6
Título

CLIMA E CULTURA DE SEGURANÇA (VERSÃO NASA): TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDADE DE CONTEÚDO DE UMA MEDIDA NUMA UNIDADE AÉREA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Autores(as):
  • Vinicius Monteiro De Barros Whebe Salum

    SALUM, V. M. B. W.

  • Nilton S. Formiga

    FORMIGA, N. S.

  • Tamara De Castro Ribeiro

    RIBEIRO, T. C.

DOI
10.37885/220508838
Publicado em

02/07/2022

Páginas

838-868

Capítulo

59

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

O cenário atual da Aviação Brasileira possui diversos mecanismos e gatilhos capazes de garantir a segurança das operações aéreas, traduzindo-se em uma alta confiabilidade. Porém ainda ocorrem acidentes aeronáuticos com perdas expressivas de vidas e prejuízos materiais, apesar dos inúmeros investimentos na esfera da engenharia das aeronaves. A Cultura Organizacional mostra-se como um fator contribuinte em diversas ocorrências aeronáuticas, e, também foi identificada na ocasião do acidente dos últimos acidentes com Ônibus Espaciais da NASA. Como forma de combater este risco, a NASA criou um instrumento capaz de diagnosticar e propor gestões capazes de mitigar a contribuição de má cultura organizacional e clima de segurança, tendo obtido êxito nesta empreitada, não tendo havido acidentes desde 2003. O objetivo central deste capítulo é traduzir e adaptar o instrumento da NASA ao cenário técnico da aviação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (CENIPA). Participaram do estudo 52 investigadores de acidentes aeronáuticos do SIPAER, respondendo um questionário com dados sociodemográficos e o Instrumento para Diagnóstico da Cultura Organizacional da NASA adaptado à Aviação Brasileira. Na primeira etapa realizou-se a tradução, re-tradução e qualidade do conteúdo do instrumento com base na avaliação de dois juízes especialistas na área e na segunda etapa verificou a qualidade e consistência do conteúdo dos itens destinados aos investigadores de acidentes aeronáuticos do SIPAER, observando indicadores estatísticos que revelaram adequabilidade e confiabilidade do instrumento traduzido. Considera-se que o instrumento proposto apresentou um conteúdo consistente, podendo ser administrado quanto escala de diagnóstico da cultura organizacional da aviação brasileira, relativo à avaliação da segurança de voo.

Palavras-chave

Cultura organizacional, Segurança de Voo, Instrumento, Adaptação e Validação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.