CATEQUIZAÇÃO E RESISTÊNCIA INDÍGENA: UMA PROPOSTA DEATIVIDADE COM FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA
Giovana de Cássia Ramos Fanelli
Fanelli, Giovana de Cássia Ramos
03/05/2021
169-184
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ENSINO DE HISTÓRIA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E INTERFACES
Junto a um processo de domínio colonial nas Américas, esteve aliado também um projeto de cristianização dos diversos povos originários presentes no continente. Mas o processo de catequização foi mera imposição e não ocorreu sem resistência ou luta? O objetivo dessa comunicação é discutir uma proposta com a utilização de excertos de cartas de José de Anchieta e outras fontes que tratam de missões evangélicas na atualidade, e que evidenciam os embates entre os religiosos e os povos originários. A proposta apresenta um diálogo passado-presente, discutindo o que significa a imposição de uma religião a um grupo por um lado, suas formas de resistência por outro e, na atualidade, a importância do direito à liberdade religiosa e suas práticas culturais como um direito humano, garantido na Constituição de 1988.
Catequização, Resistência indígena, História indígena, Fontes na sala de aula.
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