CATEGORIZAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE DO SUBTESTE SEMELHANÇAS DO WISC-III

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Título

CATEGORIZAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE DO SUBTESTE SEMELHANÇAS DO WISC-III

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

  • Márcia Regina Fuamagali Marteleto

  • Arilton Martins Fonseca

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910313
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    120-141

    Capítulo

    7

    Resumo

    Introdução: A categorização – seja de objetos, ideias ou eventos – é um processo cognitivo essencial para o pensamento humano, raciocínio e sentido das experiências cotidianas. Objetivo: o objetivo do presente trabalho foi avaliar a habilidade de categorização em adolescentes, por meio do subteste Semelhanças do WISC-III. Método: Realizou-se uma pesquisa documental, retrospectiva em prontuários clínicos de adolescentes (10 a 16 anos), que passaram por avaliação psicológica em um ambulatório multidisciplinar especializado da Universidade Federal de São Paulo, no período de 2003 a 2019. Resultados: Verificou-se que a média do subteste Semelhanças foi 8,52 (valor de referência: 10+3). Houve correlação com a escolaridade dos adolescentes. Observou-se que os adolescentes alcançaram pontuações na média inferior de referência preconizada pelo manual do WISC-III. O subteste Semelhanças apresentou fortes correlações com os outros subtestes, as escalas e com os índices fatoriais. Considerações Finais: A categorização é uma função neurocognitiva complexa, baseada em conhecimento semântico e funções executivas. A integração das diferentes habilidades é uma tarefa que o adolescente precisa cumprir para ser bem sucedido na habilidade de formação de conceitos.

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    Palavras-chave

    Adolescente, Categorização, Subteste Semelhanças, WISC.

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