CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E FENÓLICA DA UVA MARSELAN NO RIO GRANDE DO SUL

Code: 220910113
15
0
Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E FENÓLICA DA UVA MARSELAN NO RIO GRANDE DO SUL

Autores(as):
  • Márcia Arenhart

    ARENHART, M.

  • Taísa Ceratti Treptow

    TREPTOW, T. C.

  • Carine Glaucia Comarella

    COMARELLA, C. G.

  • Aline de Oliveira Fogaça

    FOGAÇA, A. De O.

  • Cláudia Kaehler Sautter

    SAUTTER, C. K.

DOI
10.37885/220910113
Publicado em

01/11/2022

Páginas

142-155

Capítulo

8

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

A Marselan é uma cultivar relativamente recente, mas vem despertando interesse pelo vigor e boa adaptação. Caracterizada por cachos grandes e bagas pequenas, produz vinhos de coloração intensa, aromáticos, encorpados e de taninos macios. Os aromas remetem a frutas negras, frutas maduras e especiarias. O conhecimento da composição fenólica e em especial dos pigmentos auxilia a caracterização desta cultivar. Em vista disso, o objetivo deste estudo é determinar a caracterização físico-química e fenólica das uvas ‘Marselan’ de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. As amostras da cv. Marselan foram produzidas e coletadas na Região da Campanha Gaúcha, Serra Gaúcha e Serra do Sudeste, na safra de 2013/2014. As bagas foram separadas manualmente em casca, polpa e semente. A maturação industrial foi mensurada pelos SST, ATT, AT, AR e sacarose. A maturação fenólica através dos parâmetros ApH 1,0, ApH 3,2, IPT, TC%, TS%, IMC% e os compostos fenólicos e capacidade antioxidante mensurados pelos polifenóis totais, procianidinas, flavonóides totais, antocianinas, FRAP, DPPH e ABTS. Os resultados sugerem que a maturação industrial, maturação fenólica, compostos fenólicos e capacidade antioxidante das uvas ‘Marselan’ se desenvolvem bem em todas as regiões do Rio Grande do Sul. A capacidade acompanhou a tendência dos compostos fenólicos dos extratos da casca e da semente da uva.

Palavras-chave

Vitis vinifera, Maturação industrial, Maturação fenólica, Capacidade antioxidante, Campanha gaúcha, Serra gaúcha, Serra do Sudeste.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.