CARACTERIZAÇÃO EXPLORATÓRIA DE NAFTENATOS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE SÓLIDOS

Code: 220207878
8
7
Título

CARACTERIZAÇÃO EXPLORATÓRIA DE NAFTENATOS POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE SÓLIDOS

Autores(as):
  • Luizianne Pereira Alves

    Alves, Luizianne Pereira

  • Adriana Velloso Alves de Souza

    Souza, Adriana Velloso Alves de

  • Rosane Aguiar da Silva San Gil

    San Gil, Rosane Aguiar Da Silva

  • João Francisco Cajaíba da Silva

    Silva, João Francisco Cajaiba da

  • Amyr Cryssaff Silva

    Silva, Amyr Cryssaff

  • Leandro Bandeira Borré

    Borré, Leandro Bandeira

DOI
10.37885/220207878
Publicado em

31/03/2022

Páginas

1205-1222

Capítulo

89

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

As estruturas dos ácidos naftênicos são definidas como moléculas com um grupo funcional de ácido carboxílico ligado a um grupo hidrocarboneto alifático ou cíclico. Os campos petrolíferos enfrentam graves problemas de garantia de fluxo devido à formação de depósitos e sabões, denominados naftenatos. A deposição insolúvel de naftenatos de cálcio causa problemas de incrustação e depósitos. Os ácidos orgânicos precursores apresentam uma diversidade de estruturas e, como consequência, sua caracterização é uma tarefa complexa. Para tal é fundamental utilizar amostras de referência com cadeias alicíclicas e também com esqueletos cíclicos, para comparação com amostras reais, de forma a entender o que ocorre nos depósitos e nas amostras de depósitos isoladas das incrustações. Nesse trabalho a ressonância magnética nuclear de sólidos foi utilizada como ferramenta de caracterização e quantificação de ácidos carboxílicos monoprótico, diprótico e tetraprótico modelos e dos sais de cálcio e sódio correspondentes. Os resultados evidenciaram a potencialidade da técnica para a área de exploração de petróleos pesados e petróleos ácidos.

Palavras-chave

Ácidos naftênicos, Naftenatos de cálcio, Garantia de escoamento, RMN de sólidos de 13C, Palmitato de cálcio, Carbonato de cálcio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.